Topo

O haka-supresa em casamento que emocionou noiva e milhões pelo mundo

22/01/2016 12h59

Um vídeo mostrando a dança tribal neozelandesa haka em uma festa de casamento viralizou e já foi visto milhões de vezes na web.

A dança foi feita durante a festa de casamento de Aaliyah e Benjamin Armstrong, na cidade de Auckland, Nova Zelândia.

A apresentação, organizada pela família do noivo --que é da etnia maori--, emocionou a noiva e a levou às lágrimas.

Aaliyah, de 21 anos, disse à BBC que a haka foi uma demonstração de respeito por parte do padrinho e da família do noivo. A dança, com seus tradicionais gestos fortes, expressões faciais e gritos, foi liderada pelo irmão de Benjamin.

A haka é usada na cultura tradicional maori como um grito de guerra para intimidar o inimigo, mas também pode ser usada em celebrações e como boas-vindas para convidados especiais.

A tradição é levada a sério no país, como uma demonstração de força, orgulho e unidade da tribo maori. Muitos neozelandeses não gostam de piadas envolvendo a haka.

Normalmente, de acordo com a cultura maori, as mulheres não participam da haka mas, segundo Aaliyah, elas podem fazê-lo em casamentos.

"Eu não estava planejando participar até que uma madrinha começou. Senti que tinha de retribuir o amor e o respeito. Eu fiquei muito emocionada mesmo", disse a noiva.

O casal postou o vídeo online para ser visto por amigos e ficou surpreso com a popularidade alcançada pela gravação.

"Não pensamos que iria disparar (em número de compartilhamentos e vezes que foi assistido), mas ontem à tarde (quinta-feira) fiquei longe do meu telefone por cinco minutos e tive tantas notificações", disse Aaliyah.