Topo

Polícia holandesa treina águias para capturar drones em pleno voo

02/02/2016 09h09

A polícia da Holanda está treinando águias para capturar drones ilegais em pleno voo.

Em vídeo divulgado pela corporação, uma águia avança em direção a um drone, pega o aparelho com as garras e segue adiante.

Essa é apenas uma das ideias sendo testadas pela Polícia Nacional Holandesa. A corporação diz tentar conter o avanço do uso de drones em situações de risco.

"Há situações em que drones não podem voar. Isso quase sempre envolve questões de segurança", disse Mark Wiebe, gerente de inovação da unidade nacional da polícia holandesa.

"Pode haver uma situação em que um helicóptero de apoio médico não consiga pousar porque alguém está operando um drone por perto. Pessoas também podem querer fazer belas imagens de um evento e voar sobre a multidão, mas se um drone cai do alto pode ser perigoso para as pessoas", completou.

A polícia trabalhou com a empresa especializada Guard From Above para treinar as águias. As aves de rapina são condicionadas a tratar os drones como uma refeição em potencial.

"A ave vê o drone como uma presa e leva o aparelho até uma área segura, fora do alcance de outros pássaros ou humanos", informou a polícia holandesa em nota.

Naturalmente há chances de que as águias se machuquem ao agarrar um drone. Por isso, a polícia avalia o uso de alguma proteção para as aves.

A popularização dos drones também elevou o risco de colisões com aeronaves. Também houve alerta recente sobre uso do equipamento por terroristas.

Em alguns meses a polícia holandesa espera ter uma decisão sobre a pertinência do uso de aves de rapina para interceptar drones ilegais.