Topo

Cinco coisas que se sabe sobre o estranho sequestro do avião da EgyptAir

30/03/2016 08h44

A princípio, muita gente achou que era terrorismo. Mas à medida que o tempo passava, as explicações para o sequestro de um avião egípcio ficaram cada vez mais confusas.

O sequestrador teria exigido que as autoridades do Chipre, onde a aeronave foi obrigada a pousar, levassem sua mulher ao aeroporto, mas depois passou a fazer exigências "incoerentes".

O cinturão com explosivos que ele usava, aparentemente, era falso.

E um dos passageiros tirou uma selfie com o suspeito que viralizou na internet.

Veja o que se sabe sobre o misterioso sequestro:

Como o avião foi sequestrado?

O suposto sequestrador estava usando um cinturão com explosivos, e com isso teria obrigado o piloto a desviar o avião da rota original Alexandria-Cairo e pousar no aeroporto de Lanarca, no Chipre.

Mas acredita-se agora que os explosivos eram falsos.

Uma selfie de um passageiro com Seif Eldin Mustafa usando o cinto fez sucesso na internet.

O britânico Ben Innes disse que saiu da cabine de voo para tirar a foto com o objetivo de olhar o suposto cinturão mais de perto.

Innes descreveu a foto como "a melhor selfie de todos os tempos", de acordo com o jornal "The Sun".

30.mar.2016 - À direita na foto, o britânico Ben Innes, 26, um dos reféns no sequestro do voo da EgyptAir entre Alexandria e a cidade do Cairo (Egito). Ele pediu para ser fotografado ao lado do sequestrador, o egípcio Seif Eldin Mustafa, antes de ser liberado - Reprodução/Twitter/@Journo_Paul - Reprodução/Twitter/@Journo_Paul
Imagem: Reprodução/Twitter/@Journo_Paul

Quem estava a bordo?

A EgyptAir disse que o Airbus A320 levava 56 passageiros de Alexandria para Cairo, com seis tripulantes e um oficial de segurança.

A aeronave sequestrada pousou em Lanarca na manhã de terça-feira.

O que aconteceu no avião?

Ainda não está claro, mas parte dos passageiros teria deixado a aeronave - eles teriam sido liberados pelo suspeito após o pouso.

A maioria dos passageiros foi libertada imediatamente, mas pelo menos sete pessoas, incluindo membros da tripulação, foram mantidas no avião.

Horas depois pessoas foram vistas fugindo do avião. Uma delas, que seria um tripulante, saiu pela janela da cabine.

O suspeito saiu depois, com as mãos para cima. Ele foi preso.

Depois disso, representantes da companhia aérea disseram que, segundo autoridades do Chipre, o cinto de explosivos era falso.

O presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, disse que acredita-se que o incidente não tenha relação com terrorismo.

Ninguém ficou ferido durante o sequestro.

30.mar.2016 - Algemado, o egípcio Seif al-Din Mohamed Mostafa faz o sinal da vitória ao deixar tribunal em Larnaca, no Chipre - George Michael/AFP - George Michael/AFP
Imagem: George Michael/AFP

Quem seria o sequestrador?

Autoridades do Chipre disseram que Mustafa é "psicologicamente instável".

Suas motivações ainda não estão claras, mas o ministro do Exterior, Ioannis Kasoulides, disse que, a princípio, Mustafa pediu para falar com sua mulher, que é cipriota. Ela foi levada para o aeroporto pela polícia, mas então o homem teria feito uma série de demandas "incoerentes".

Em uma coletiva de imprensa, Anastasiades riu quando foi perguntado se o sequestro foi motivado por um romance: "Sempre há uma mulher envolvida".

O suspeito passou pela segurança?

O Ministério do Interior do Egito postou um vídeo em seu Facebook que mostra o suspeito passando pelos procedimentos de segurança do aeroporto Borg El Arab, em Alexandria.

O Egito diz que implementou diversas medidas para aumentar a segurança depois que o avião da Metrojet explodiu na península do Sinai em outubro.

Apesar disso, a BBC apurou que as checagens se mantêm irregulares e inconsistentes. Muitos VIPs se recusam a passar pela inspeção e alguns parlamentares dizem ter imunidade.