Topo

Crimeia ameaça ladrões de areia da praia com prisão

Praias da Crimeia são populares entre turistas russos - AFP/Getty Images via BBC
Praias da Crimeia são populares entre turistas russos Imagem: AFP/Getty Images via BBC

23/05/2016 10h37

Autoridades na Crimeia ameaçaram com prisão quem roubar areias das praias.

As praias da península, anexada pela Rússia em 2014, vêm sendo alvo de pessoas que retiram a areia para usá-la como material de construção, informou o jornal local Komsomolskaya Pravda.

Caminhões têm sido vistos com frequência em praias remotas, acrescenta o diário.

"Quem for flagrado retirando areia das praias será processado", disse Sergei Aksyonov, primeiro-ministro da Crimeia. "Quando as pessoas estão roubando a areia em plena luz do dia, o que elas estão pensando exatamente?", questionou.

Segundo a agência de notícias Tass, Aksyonov quer que a agência de inteligência russa FSB ? que sucedeu a KGB ? se envolva para ajudar as autoridades locais a prender os criminosos.

O roubo de areia pode representar um prejuízo financeiro significativo para as autoridades locais. Em fevereiro, um grupo de construtores foi acusado de remover ilegalmente um volume avaliado em 1 bilhão de rublos (R$ 53 milhões) perto de Moscou.

Mas enquanto as autoridades na Crimeia apuram o impacto financeiro do roubo, usuários divertem-se nas redes sociais russas.

Um deles sugeriu que o governo "misture a areia com o concreto" para evitar a ação dos criminosos.

"Seria impossível roubá-la", brinca.

Para o escritor russo Lev Rubinstein, o episódio lembrou uma antiga piada da era soviética: "O que acontece se o socialismo chegar ao Saara? Nada, até começar a faltar areia".