A mania internacional de 'bater na melancia' - e por que ela feriu a autoestima dos chineses

BBC Trending - What's popular and why

  • BBC Brasil/Reprodução

Como saber se uma melancia está madura?

Bem, diz-se que, ao bater na casca da fruta e escutar atentamente o som produzido, é possível checar se ela está boa para consumo.

A teoria esteve no centro de uma grande polêmica na China, onde milhares de pessoas discutiram na rede social Sina Weibo sobre o assunto por causa de uma controvérsia lançada em um país a milhares de quilômetros de distância.

Tudo começou quando um chinês publicou uma foto de um aviso de um supermercado na Itália que pedia aos clientes para não baterem nas melancias.

Não há qualquer sinal de que o supermercado estava se dirigindo especificamente aos clientes chineses. O aviso estava escrito em italiano, não em mandarim.

Ainda assim, os chineses o interpretaram como um ataque a uma prática considerada por muitos como um costume único de seu país.

BBC/Reprodução
Aviso de um supermercado na Itália que pedia aos clientes para não baterem nas melancias

Piadas

A foto foi originalmente publicada por um usuário chamado "Isolated Guardian" (guardião isolado, em inglês), que seria supostamente um chinês que vive em Milão.

A imagem já foi removida de sua página, mas, segundo o site What's on Weibo, foi muito compartilhada depois de a mídia da China divulgar que ele seria direcionado a clientes chineses.

Muitos fizeram piadas sobre o caso, enquanto outros postaram fotos em que "ouviam" a resposta das melancias após as batidinhas.

Preocupação com imagem

Essa polêmica ilustra como muitas pessoas na China se preocupam com a forma como são vistas ao redor do mundo.

Recentemente, o ministro de Relações Exteriores da China desmentiu uma notícia de que empresas de alimentos do país estavam enlatando carne humana para vendê-la na África como carne de vaca. Autor da reportagem, o tablóide KACHEPA, da Zâmbia, retratou-se pelo fato.

Turistas chineses também estiveram no centro de controvérsias na Tailândia, depois de uma modelo local acusá-los de serem mal educados por furarem fila e deixarem os banheiros dos aeroportos sujos.

A verdade é que os chineses estão sempre a postos para rebater fatos falsos sobre o país e zelar por sua reputação - assim como a mídia chinesa com frequência considera relatos publicados em redes sociais como verdadeiros.

Costume quase universal

No caso da polêmica em torno das melancias, alguns explicaram que o costume de bater nas frutas foi passado a eles por seus pais.

Mas uma rápida busca na internet revela que os chineses não são os únicos que fazem isso. Bater na melancia e esperar ouvir um som oco é, na verdade, um costume quase universal.

Há uma série de vídeos e textos de blogs na internet com conselhos sobre como escolher uma boa fruta. A prática aparece inclusive em filmes e animações - o "Nu, pagodi!", um popular desenho russo, a incluiu em um dos seus episódios.

Não há uma técnica 100% eficaz para escolher uma boa melancia. Mas, mesmo sob o risco de causarmos um incidente diplomático, sugerimos algumas formas de checar a qualidade da fruta:

• Sinta o peso da melancia. Quanto mais pesada, melhor;
• Pressione a fruta. Ela deve estar firme;
• Analise as marcas na casca. Uma mancha amarelada em uma das pontas indica que ela está madura.

Claro que, se tudo isso falhar, você pode sempre dar uma batida na melancia - e esperar ela responder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos