Topo

Atingido por chifrada, toureiro é o 1º a morrer em arena espanhola no século

A tourada em que Victor Barrio estava sendo transmitida ao vivo na TV - Reuters
A tourada em que Victor Barrio estava sendo transmitida ao vivo na TV Imagem: Reuters

09/07/2016 20h12

Um toureiro morreu após ser chifrado durante um espetáculo transmitido ao vivo na TV na Espanha neste sábado (9). Victor Barrio, de 29 anos, teve o peito perfurado por um touro na cidade de Teruel, no leste do país. Ele se tornou o primeiro toureiro a morrer em uma arena espanhola neste século - o último caso havia sido o de José Cubero, o Yiyo, em 1985.

Também neste sábado, um homem de 28 anos morreu após ser atingido por um touro durante uma corrida de rua pelo vilarejo de Pedreguer, na região de Valência.

Ao vivo na TV

Imagens registradas por emissoras de televisão mostram o touro jogando Barrio para cima antes de atingir o lado direito de seu peito com o chifre e arremessá-lo violentamente.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prestou condolências ao toureiro no Twitter. Na mesma rede social, a arena Las Ventas, de Madrid, onde Barrio começou sua carreira, afirmou estar "angustiada e muito emocionada" com a morte.

Segundo o jornal espanhol "El País", 134 pessoas, incluindo 33 toureiros, foram mortas por touros no país durante o último século. No ano passado, o famoso toureiro Francisco Rivera Ordonez, conhecido como Paquirri, foi gravemente ferido enquanto participava de uma tourada em Huesca, no nordeste espanhol.

Tradição

Cerca de 2 mil touradas são realizadas anualmente na Espanha, mas os números estão diminuindo - após as Ilhas Canárias, a Catalunha se tornou a segunda região do país a banir a tradição.

Para os opositores da prática, ela é bárbara e cruel. Fãs, por sua vez, afirmam se tratar de um costume antigo e profundamente enraizado na história nacional - entre os que pensam assim está o primeiro-ministro.

Tourada - Ander Gillenea/AFP - Ander Gillenea/AFP
Um turista japonês ficou ferido durante a corrida de São Firmino
Imagem: Ander Gillenea/AFP

O homem morto durante a corrida de rua em Pedreguer teria sido atingido enquanto tentava ajudar outro participante da corrida, afirma a imprensa espanhola. Ele teria sido chifrado no pescoço e no abdômen.

Na corrida de São Firmino, em Pamplona, um japonês de 33 anos foi atingido no peito, e um espanhol, no braço. Outras 12 pessoas ficaram feridas, segundo o governo regional.