Topo

A jovem morta nas mãos de um meticuloso assassino com obsessão por luvas de látex

India Chipchase, de 20 anos, foi estuprada e morta em Northampton, leste da Inglaterra - Polícia de Northamptonshire
India Chipchase, de 20 anos, foi estuprada e morta em Northampton, leste da Inglaterra Imagem: Polícia de Northamptonshire

Laurence Cawley

Da BBC News

08/08/2016 08h25

Um pedestre aparentemente inofensivo se aproximou pela calçada para ajudar uma jovem aflita na porta de uma casa noturna de Northampton, leste da Inglaterra, em janeiro deste ano. Mas longe de ser apenas uma boa alma disposta a ajudar um estranho, Edward Tenniswood, de 52 anos, era um calculista obsessivo que atraiu a mulher para sua casa -- toda coberta de plástico -- e a estuprou e matou.

A jovem era India Chipchase, de 20 anos. O crime foi descoberto pela polícia, e Tenniswood foi condenado a 30 anos de prisão na semana passada. Ao proferir a sentença, o juiz John Saunders, disse que se tratou de "um crime de total depravação". Mas como ocorreu esse crime?

Chipchase, uma jovem popular e alegre, foi encontrada morta na casa de Tenniswood no dia 31 de janeiro.

Dias antes, 29 de janeiro, uma noite de sexta-feira, Chipchase foi com um grupo de amigos para uma casa noturna. Ela parecia estar se divertindo mas, no meio da noite, seu humor mudou.

Alice Lewis, amiga da jovem, disse que ela ficou angustiada ao começar a falar sobre seu relacionamento com o namorado, Grant Hare. Pouco depois, ela sumiu da casa noturna.

"Pensamos que ela tinha ido para casa ou que tinha se encontrado com outros amigos", disse Harry Moylan, outro amigo de Chipchase.

Mas a jovem estava na porta do clube e tinha pedido a um dos seguranças que chamasse um táxi para levá-la para casa.

O motorista, Andrew Birkenshaw, observou que ela estava alcoolizada e pediu pagamento adiantado da viagem. Ela se sentiu ofendida e desistiu da corrida.

Chipchase voltou à casa noturna e tentou entrar novamente, mas os seguranças não permitiram. Eles alegaram que ela estava muito bêbada.

Christopher Christon, uma testemunha do caso, viu o momento em que ela tentou entrar novamente na casa noturna.

"Parecia aflita. Deu a impressão de que estava tentando falar com alguém (no telefone). Parecia estar chorando."

Chipchase estava ligando para Grant Hare. Hare depois afirmou que seu telefone estava sem bateria naquela noite e, quando o ligou novamente o aparelho, viu que havia nove chamadas perdidas e duas mensagens de texto da jovem.

Quando ele tentou falar com Chipchase novamente, não conseguiu. A jovem já estava morta.

A abordagem

Foi quando India Chipchase se encontrava na porta do clube, com o telefone na mão, que Edward Tenniswood se aproximou dela, e uma cena vista por Christopher Christon.

"Ele perguntou se ela estava bem. Colocou o braço em volta dela e disse: 'vamos garantir que você chegue a sua casa em segurança, em um táxi'", lembrou a testemunha.

Em seguida, ele pediu para ela guardar o celular na bolsa.

Tenniswood, por sua vez, afirmou que ele e Chipchase criaram um "laço" especial e instantâneo na porta da casa noturna.

"Vou pegar um táxi para casa e beber alguma coisa. Se você quiser, pode vir comigo", disse Tenniswood em seu depoimento sobre o que aconteceu naquela noite.

Ele disse que a jovem aceitou e entrou com ele no táxi.

Azzizula Miagan, o motorista do táxi, contou que os dois pareciam bêbados mas Tenniswood era quem indicava o caminho. No entanto ele não deu o endereço exato de sua casa, apenas pediu para que o motorista parasse em um lugar próximo.

bbc crime 1 - Zoopla  - Zoopla
Na casa de Tenniswood tudo era coberto com plástico, até o computador
Imagem: Zoopla

Na casa de plástico

É difícil determinar o que aconteceu exatamente na casa de Tenniswood. O que se sabe é que horas depois de chegar no local, Chipchase estava morta.

Em seu depoimento, Tenniswood declarou que os dois tiveram um "momento de ternura" em frente ao espelho do quarto.

"Ficamos emoldurados pelo espelho e ela disse 'Parece que estamos em uma pintura a óleo'. Ela me abraçou e apertou, quase como se estivéssemos fazendo uma selfie."

"Foi um comentário muito emotivo. Um gesto gentil de India", afirmou o homem a respeito da jovem que tinha apenas acabado de conhecer.

Os exames feitos no corpo de Chipchase mostraram que o nível de álcool em seu sangue era alto o bastante para ela sentir "confusão mental" e "desorientação".

Tenniswood afirma que estrangulou a jovem por acidente, ele estaria se "esforçando demais" para satisfazer Chipchase na cama.

No entanto, o corpo da jovem tinha mais de 30 ferimentos sendo que alguns deles eram consistentes com ferimentos encontrados em casos de estupro.

Chipchase lutou contra Tenniswood e vestígios do sangue dele foram encontrados embaixo de suas unhas.

A polícia descobriu que a casa dele era toda coberta por plástico, desde as janelas, móveis até o computador.

Tenniswood alega sofrer de transtorno obsessivo compulsivo, lava as mãos constantemente, esfregando-as até ferir a pele e usando luvas de látex com frequência.

Segundo os investigadores, ele é uma pessoa solitária, "meticulosa" e com uma visão distorcida da realidade.

Fuga e captura

Depois de matar India Chipchase, Tenniswood a vestiu, cobriu o corpo com plástico e saiu para comer.

bbc crime 2 - Polícia de Northamptonshire - Polícia de Northamptonshire
Edward Tenniswood negou as acusações de estupro e assassinato
Imagem: Polícia de Northamptonshire

Ele usou luvas de látex para limpar o local.

A bolsa da jovem, os sapatos e o celular foram espalhados pela casa.

A polícia o encontrou no domingo no lobby de um hotel próximo de sua casa, assistindo televisão, três horas depois de encontrar o corpo em sua casa.

"Estou surpreso que tenham chegado tão rápido. Vocês não precisaram de muito tempo para me encontrar. Acho que já estiveram na minha casa e encontraram o que estavam procurando", declarou Tenniswood aos policiais ao ser encontrado.

Câmeras de segurança flagraram Tenniswood em frente à mesma casa noturna onde ele encontrou Chipchase duas semanas antes, no dia 16 de janeiro.

Ele usava a mesma roupa e carregava uma mochila.