Topo

Pai resgata filhos de 4 e 6 anos de escombros após terremoto na Itália

Carolina Montenegro

De Roma para a BBC Brasil

24/08/2016 09h40

Em meio à tragédia do terremoto que abalou a Itália nesta quarta-feira, histórias de resgate extraordinários divulgados pela imprensa local comovem o país.

Na pequena vila de Pescara del Tronto, dois meninos de 4 e 6 anos de idade foram resgatados por seu próprio pai, que cavava os escombros junto com equipes de bombeiros.

Segundo relatos do jornal "La Repubblica" e da rádio Rai, o pai havia retornado na noite anterior de Roma para buscar os filhos que estavam na casa dos avós. A avó salvou a vida dos meninos abrigando-os sob a cama ao sentir o terremoto.

A casa da família foi destruída em segundos e equipes de resgate conseguiram resgatar as crianças. Bombeiros tentavam, em seguida, retirar a avó e seu marido dos escombros. Ela estava viva e se comunicava com as equipes.

mapa localizando região de terremoto na Itália - Arte UOL - Arte UOL
Região de Rieti foi o epicentro do terremoto
Imagem: Arte UOL

A pequena vila de Pescara del Tronto, com 150 habitantes, foi completamente devastada pelo forte terremoto de magnitude 6.0 que abalou a região nesta madrugada.

Na cidade vizinha de Amatrice, um vídeo de uma menina resgatada com vida dos escombros se tornou viral nas redes sociais.

Equipes do Exército e da Cruz Vermelha foram mobilizadas para auxiliar nos resgates; várias pessoas foram resgatadas com vida, mas centenas ainda continuam desaparecidas na região.

Resgates aéreos

Segundo testemunhas, as equipes e moradores tem conseguido prestar socorro a sobreviventes presos seguindo o som de seus gritos.

Helicópteros estão participando das buscas.

Homem tenta acalmar sobrevivente sob escombros

Reuters

No início da tarde desta quarta-feira, foram transportados nove feridos de Amatrice para Roma, de helicóptero, entre eles, cinco albaneses e uma menina italiana de 12 anos com traumatismo craniano.

As principais cidades atingidas são Amatrice, Accumoli e Arquata, no centro da Itália, a 140 km de Roma. Pontes, igrejas e casas foram completamente destruídas.

Nessa época do ano, no auge do verão, muitos turistas costumam visitar as pequenas cidades italianas como as atingidas pelo tremor.

Segundo as autoridades brasileiras na Itália, não há registro de vítimas brasileiras na tragédia até o momento.