Topo

Mal-estar e diagnóstico de pneumonia alimentam dúvidas sobre saúde de Hillary Clinton

Depois de passar mal e ser medicada, Hillary sai da casa da filha, em Nova York, e cumprimenta fotógrafos: "É um dia bonito em Nova York"  - Brendan Smialowski/ AFP
Depois de passar mal e ser medicada, Hillary sai da casa da filha, em Nova York, e cumprimenta fotógrafos: "É um dia bonito em Nova York" Imagem: Brendan Smialowski/ AFP

12/09/2016 07h08

A menos de dois meses da eleição presidencial americana, uma série de acontecimentos colocou a saúde da candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, no centro dos holofotes.

E a questão é se a discussão poderia impactar a corrida eleitoral à Casa Branca.

Clinton passou mal no domingo, revelou que foi diagnosticada com pneumonia e cancelou visita de dois dias para a Califórnia, onde planejava levantar fundos para a campanha. O descanso forçado foi uma recomendação da médica Lisa Bardock.

Durante a cerimônia em homenagem às vítimas do 11 de setembro, em Nova York, Hillary foi filmada saindo antes do fim do evento. No vídeo, ela parece tropeçar, mas é amparada por assessores até uma van. A candidata foi levada para o apartamento da filha Chelsea.

Diagnosticada com pneumonia na sexta-feira, a campanha de Hillary divulgou o estado de saúde da candidata somente depois que ela passou mal e saiu às pressas do evento em Nova York.

O episódio alimenta agora um debate aberto sobre a condição da candidata. Há semanas, diferentes blogs e veículos de comunicação próximos ao Partido Republicano, principal adversário dos democratas, vem alegando que ela enfrenta problemas de saúde.

Hillary foi amparada por assessores até uma van no meio da celebração do 11 de setembro

AFP

Munição para republicanos

A suposta fragilidade da ex-secretária de Estado tem sido explorada também pelo candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump.

Em meados de agosto, Trump disse que Clinton não tem "força física e mental para lutar contra o (grupo autointitulado) Estado Islâmico e muitos adversários que enfrentamos".

De acordo a médica, após o diagnóstico de pneumonia, Hillary começou o tratamento com antibióticos e foi aconselhada a descansar e mudar a agenda.

"Durante as atividades desta manhã, ela sentiu ondas de calor e ficou desidratada. Acabo de examiná-la. Ela já está hidratada e se recupera bem", disse a médica.

Ao deixar a pé a casa da filha, na tarde de domingo, Hillary sorriu e acenou para repórteres e fotógrafos que a aguardavam na porta do prédio. "Eu me sinto ótima. É um dia bonito em Nova York", disse.

Dúvidas

A campanha da candidata democrata acusou seus adversários de promover uma "conspiração enlouquecida sobre o estado de saúde" da candidata.

hillary 11 setembro - Andrew Harnik/ AP - Andrew Harnik/ AP
Hillary ficou pouco mais de uma hora na cerimônia do 11 de setembro, antes passar mal e deixar o evento
Imagem: Andrew Harnik/ AP

No entanto, o fato de o diagnóstico de pneumonia ter sido divulgado somente dois dias depois de feito pela médica elevou as dúvidas sobre a saúde dela.

Além disso, republicanos acusam a campanha democrata de falta de transparência.

No mês passado, a mesma médica que atendeu Hillary neste domingo afirmou que a candidata apresentava "saúde excelente" e estava "em condições de ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos".

De acordo com a médica, Hillary conseguiu se recuperar totalmente da cirurgia a que foi submetida em 2012 por conta de um coágulo sanguínea.

A saúde do candidato Donald Trump, de 70 anos, também não está totalmente livre de preocupações. Pouco se sabe sobre o seu estado físico: a única informação sobre a saúde do republicano vem de uma carta escrita por um médico durante a corrida eleitoral.

O episódio de domingo pode simplesmente manter Clinton fora da campanha por alguns dias e ser superado. No entanto, pode também fazer com que pessoas que antes ignoravam os rumores sobre a saúde da candidata passem a observar com mais atenção as atividades dela.

De primeira-dama às urnas: veja trajetória política de Hillary Clinton

AFP