Topo

Para jornal, 'palco está montado para julgamento mais carregado politicamente da história moderna do Brasil'

 Aceitação de denúncias contra ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro "pode elevar temperatura" no país, diz britânico "The Guardian" - Nelson Antoine/Estadão Conteúdo
Aceitação de denúncias contra ex-presidente Lula pelo juiz Sérgio Moro 'pode elevar temperatura' no país, diz britânico 'The Guardian' Imagem: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo

21/09/2016 08h29

"O palco está montado para o julgamento mais carregado politicamente na história moderna do Brasil." Assim o jornal britânico "The Guardian" noticia a admissão das denúncias do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz federal de Curitiba Sérgio Moro.

A decisão, tomada por Moro com "assombrosa rapidez", segundo o argentino "Clarín", está sendo repercutida pela imprensa estrangeira nesta quarta-feira (21).

Para o francês "Le Monde", Moro aceitou as acusações "disposto a enfrentar a controvérsia de uma acusação fundada sob indícios frágeis, que pode gerar inquietação em muitos brasileiros" simpatizantes de Lula.

Na quinta-feira da semana passada, os procuradores qualificaram Lula de "comandante supremo" do esquema de corrupção da Petrobras "sem provas claras", destacou o vespertino francês.

Os jornais ressaltam que a decisão "vem no momento de intensa turbulência política e econômica", na descrição do diário britânico, "exacerbada pela investigação da Lava Jato que dura dois anos e uma conspiração para encerrar 13 anos do PT no poder".

A reportagem diz acreditar que o julgamento de Lula "elevará ainda mais a temperatura" no país.

Sonho de voltar ao governo vira pesadelo de passar pela cadeia

UOL Notícias