Topo

Como o xixi virou o principal inimigo da igreja mais alta do mundo

Vista de Ulm com a catedral gótica. A cidade alemã está às margens do rio Danúnio - Getty Images
Vista de Ulm com a catedral gótica. A cidade alemã está às margens do rio Danúnio Imagem: Getty Images

25/10/2016 18h32

A cidade alemã de Ulm está tomando medidas desesperadas para impedir que homens continuem urinando nas paredes da Catedral de Ulm.

O problema está afetando a fundação de pedra da igreja, que é conhecida por ter a torre mais alta do mundo.

Os sais e ácidos da urina estão acelerando o processo de erosão do edifício, segundo relataram os responsáveis pela conservação da igreja ao jornal local "Südwest Press".

A cidade de Ulm chegou a dobrar o valor das multas para aqueles que forem flagrados fazendo xixi nas paredes históricas, que passou a ser de 100 euros (R$ 346) no início deste ano, mas a medida surtiu pouco efeito.

"Já faz meio ano que venho monitorando o local, mas, ainda assim, volta e meia as paredes ficam cobertas por urina e vômito," afirmou Michael Hilbert, chefe do departamento de manutenção da igreja.

Ele disse ao jornal não ser da "Pinkelpolizei" - "polícia do xixi" em alemão -, mas que gostaria de ganhar autoridade para poder combater o problema. "Se trata de uma questão de ordem legal", afirmou.

Grandiosa

A igreja começou a ser construída em 1377, mas levou 613 anos para ser finalmente concluída, em 1890. Sua torre mede 161 metros e 53 centímetros.

Devido ao seu tamanho imponente, o prédio sempre é mencionado como catedral, embora não seja oficialmente uma. Sua base, composta de arenito, passou recentemente por restauração.

A área em torno da igreja é usada para eventos ao longo do ano. Hilbert diz que os organizadores deveriam disponibilizar banheiros químicos gratuitos para que os homens parem de recorrer à estrutura gótica para urinar.

Uma porta-voz da prefeitura da cidade afirmou que as patrulhas da polícia no local foram intensificadas.

Ela admite que o aumento das multas não surtiu o efeito desejado, mas afirmou ao jornal que recentemente quase ninguém foi pego cometendo o ato ilícito. De acordo com a representante, o problema deve persistir "enquanto existirem pessoas".

A Catedral de Ulm deve perder o posto de igreja mais alta do mundo assim que as obras da Sagrada Família, em Barcelona, forem concluídas, o que deve ocorrer em 2026.

Quando pronta, a obra-prima de Gaudí deve atingir a altura de 172 metros e 50 centímetros.