Topo

Imagens da BBC mostram tropas iraquianas avançando por Mossul, reduto do Estado Islâmico

02/11/2016 13h39

As forças iraquianas avançaram pela cidade de Mossul, reduto do autodenominado Estado Islâmico (EI) no Iraque.

Ian Pannell, jornalista da BBC que está acompanhando a operação, afirma que os soldados e membros das forças especiais estão se movendo com cautela devido ao temor de emboscadas e dos túneis secretos que podem ser usados pelos extremistas para ataques e armadilhas.

Os militares do Serviço Antiterrorismo de Elite retomaram a área de Kukjali, no leste da cidade, e conseguiram chegar até o bairro de Karama na terça-feira.

Esta é a primeira vez que eles conseguem entrar em Mossul desde que a cidade iraquiana foi tomada pelos extremistas, em junho de 2014.

De acordo com Pannell, os militantes que ficam e tentam lutar contra a retomada acabam mortos - os que fogem tentam se esconder nos bairros.

Nesta quarta-feira, as tropas afirmaram à agência de notícias Associated Press que o avanço foi paralisado devido ao mau tempo, que está prejudicando a visibilidade.

Por enquanto, os soldados estão se movendo de casa em casa, tentando garantir a segurança dos civis que ainda estão em Mossul.

Cerca de 50 mil membros das forças de segurança iraquianas, combatentes curdos peshmergas, membros de tribos árabes sunitas e milicianos xiitas estão envolvidos na operação para retomar a cidade, que começou no dia 17 de outubro.

A ação também está recebendo o apoio aéreo e terrestre de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Mossul, no norte do Iraque, fica no coração da região sunita, em uma província rica em petróleo, próxima da Síria e das posições do EI no deserto. É também a segunda maior cidade do país.

Seu valor estratégico só é comparável ao seu peso simbólico. A conquista de Mossul em 2014 se tornou símbolo do poder dos extremistas - foi ali que seu líder máximo, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou seu califado.

Isso explica porque muitos dos inimigos do Estado Islâmico deixaram diferenças de lado para tentar dar um golpe decisivo contra os extremistas na cidade.