Topo

O comovente apelo de sobrevivente do Holocausto contra a eleição da extrema-direita nas eleições da Áustria

Gertrude, a aposentada de 89 anos no vídeo onde alerta para os riscos da extrema-direita - Alexander Van der Bellen
Gertrude, a aposentada de 89 anos no vídeo onde alerta para os riscos da extrema-direita Imagem: Alexander Van der Bellen

01/12/2016 12h36

"Já vi isso antes... é algo que me faz sofrer e me assusta."

Gertrude, de 89 anos e sobrevivente do Holocausto, explica sua preocupação com a possível vitória da extrema-direita nas eleições de seu país, a Áustria.

Aos 16 anos, ela foi deportada para o campo de extermínio de Auschwitz junto com toda a família. Foi a única a sair com vida.

Por isso, a aposentada, que vive em Viena - e não deu o sobrenome - decidiu enviar uma mensagem aos austríacos explicando sua preocupação com as eleições presidenciais deste domingo, que podem colocar no poder o candidato do Partido da Liberdade, Norbert Hofer. Se vencer, Hofer será o primeiro chefe de Estado europeu de extrema-direita.

Em um apelo emocionado em vídeo, Gertrude pede que todos votem pelo candidato presidencial do Partido Verde, Alexander Van der Bellen. O vídeo faz parte da campanha de Van der Bellen na internet e já foi visto por mais de três milhões de pessoas.

O candidato do Partido Verde venceu Norbert Hofer em maio, no segundo turno, por uma vantagem de apenas 31 mil votos. Mas a eleição foi anulada pela Corte Constitucional da Áustria, em julho, por alegações de erros de procedimentos. Por isso o país está passando por uma segunda rodada de votação.

Contra imigração

O Partido da Liberdade, de Hofer, foi fundado em 1955 por um ex-general nazista que fez parte da SS, a temida polícia de elite de Adolf Hitler.

Hofer e o partido usam como emblema a flor de centáurea, que também serviu como símbolo do nazismo na década de 1930.

O discurso de Hofer é claramente contra a imigração. Algo que a sobrevivente do Holocausto não deixou de notar.

"Isso é o que mais me incomoda... não há respeito pelos outros. Eles mostram o que há de pior nas pessoas, não o que é bom, o que é ruim. E não é a primeira vez que algo assim acontece", alertou Gertrude.

No vídeo, a sobrevivente compara o discurso anti-imigração do Partido da Liberdade com as lembranças dos tempos de juventude, em que os judeus eram alvo de zombarias quando eram obrigados a limpar as ruas de Viena.

"Isso machuca. Isso me dá medo", afirmou.

O discurso de Hofer se popularizou na Áustria, aproveitando-se do temor de parte da população do país, que teve um número recorde de pedidos de asilo e vive uma onda de imigração, assim como os países vizinhos.

Comentários preocupantes

Gertrude também afirma que está preocupada com os comentários do líder do Partido da Liberdade, Heinz-Christian Strache.

"(Há) Um fluxo incontrolável de imigrantes estranhos à nossa cultura que se encostam em nosso sistema de bem-estar social", afirmou Strache em outubro, acrescentando que "uma guerra civil no médio prazo não é improvável".

Estas palavras causaram muito impacto em Gertrude.

"Um calafrio percorreu minhas costas e falei comigo mesma: isso não deveria ser mencionado ou até nem deveria ser pensado", disse.

Gertrude conta que tem lembranças de uma guerra civil e acrescenta que, aos sete anos, viu um cadáver pela primeira vez e nunca mais esqueceu a cena.

Não está claro a qual guerra Gertrude está se referindo no vídeo, mas em fevereiro de 1934 a Áustria enfrentou violentos confrontos internos que duraram quatro dias e resultaram em centenas de mortos.

Em sua mensagem, a sobrevivente tenta ainda mandar recado para os jovens.

"Provavelmente esta será minha última eleição. Não tenho muito tempo. Mas os jovens ainda têm uma vida inteira pela frente. Eles precisam cuidar uns dos outros e garantir que estão fazendo o certo."