Topo

Festa de 15 anos mexicana viraliza e 1,2 milhão de pessoas 'confirmam' presença

A intenção de Crescencio Ibarra e sua mulher era convidar apenas vizinhos e amigos para o aniversário de sua filha  - Facebook
A intenção de Crescencio Ibarra e sua mulher era convidar apenas vizinhos e amigos para o aniversário de sua filha Imagem: Facebook

08/12/2016 12h16

"Todos são bem-vindos!", disse Crescencio Ibarra, em vídeo publicado no Facebook para anunciar o aniversário de 15 anos de sua filha, Rubí.

A intenção era convidar apenas amigos e vizinhos para a festa. Mas o clipe, feito por uma produtora contratada pela família, viralizou e foi compartilhado centenas de milhares de vezes.

Em um evento criado na rede social, mais de 1,2 milhões de pessoas confirmaram presença na festa, a ser realizada no dia 26, em um vilarejo na região central do México. O episódio já inspirou memes e paródias.

Definitivamente, não era o que a família esperava, mas, diante da reação, disseram que não voltarão atrás, e a polícia mexicana será mobilizada para ajudar a administrar a multidão de "convidados".

festa viral bbc 1 - Facebook - Facebook
No meme preferido de Crescencio Ibarra, um acordo é fechado para que imigrantes mexicanos ilegais possam comparecer à festa
Imagem: Facebook

Memes

O clipe começa com Crescendio ao lado de sua mulher, Anaelda, e Rubí, enquanto ele diz: "Olá, como vai? Queremos convidá-los para a festa de 15 anos de nossa filha".

Em seguida, anuncia que três bandas tocarão na festa e que o vencedor de uma corrida de cavalos ganhará 10 mil pesos (R$ 1665). E encerra dizendo que "todos estão cordialmente convidados".

Festas de debutantes costumam ser um grande evento no México e consideradas um importante ritual de passagem.

Não raro é a uma celebração suntuosa, com bandas tocando ao vivo e adolescentes vestidas elegantemente, com tiara e bastante maquiagem.

festa viral bbc 2 - El Show de Piolin - El Show de Piolin
O ator mexicano Gael García Bernal (esq.) imita os Ibarra em um programa de humor
Imagem: El Show de Piolin

'Fora de controle'

Em uma entrevista para uma emissora de TV, Ibarra disse não ter ideia do que despertou tanto interesse e que a situação "saiu do controle".

"Queríamos só convidar as pessoas locais", afirmou antes de negar que estava desconvidando os desconhecidos.

Ele disse ter ficado "triste" ao descobrir uma série de piadas sobre os modos interioranos da família.

Agora, a família já se acostumou à ideia e fará a comemoração em uma área nos arredores do vilarejo de La Joya, no qual vivem apenas 150 pessoas.

festa viral bbc 3 - Facebook - Facebook
Em evento criado no Facebook, 1,2 milhão de pessoas confirmaram presença na festa
Imagem: Facebook

"Rubí sempre foi nossa rainha", disse ele ao descrever o seu meme favorito criado a partir do vídeo.

Nele, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, chegam a um acordo para permitir que imigrantes mexicanos ilegais deixem o território americano rumo ao México para participar da festa.

Um advogado local, Roberto Alejandro Segovia Hernandez, disse que a polícia será mobilizada para garantir a segurança da ocasião caso a multidão que confirmou sua participação no Facebook de fato apareça.

E, claro, isso também virou motivo de piada.