Topo

A tradução errada que pôs guia de turismo na prisão

Kilimanjaro: Localizado na Tanzânia, o pico mais alto da África possui quase 6000m e é um dos principais símbolos da degradação ambiental do mundo.  - Getty Images
Kilimanjaro: Localizado na Tanzânia, o pico mais alto da África possui quase 6000m e é um dos principais símbolos da degradação ambiental do mundo. Imagem: Getty Images

12/02/2017 10h24

Um guia de turismo de um parque na Tanzânia foi preso depois de traduzir de maneira errada os comentários de uma turista no país.

Em um vídeo que foi amplamente compartilhado nas redes sociais, é possível ver a turista falando inglês e elogiando o país africano, dizendo que os "tanzanianos são "incrivelmente maravilhosos".

Mas, na tradução, o guia diz algo completamente diferente disso - incluindo até uma crítica ao povo.

"Os tanzanianos reclamam muito da fome. Não é legal chorar e ficar reclamando da fome", foi parte da tradução do guia, que não teve seu nome revelado.

Por conta disso, o homem acabou preso na última quinta-feira por ordem do ministro do Turismo, Jumanne Mshembe.

As acusações contra ele não foram reveladas, mas segundo a polícia, a prisão aconteceu porque o guia colocou o ministro em uma situação ruim.

A Tanzânia se vende como "A Alma da África" e é popular entre os turistas pela beleza da natureza e por suas paisagens encantadoras.

O guia trabalha no Parque Nacional de Serengueti, no Noroeste do país.

De acordo com o comandante regional da polícia, Philip Kalangi, o guia seria interrogado sobre o ocorrido.

Em uma parte do vídeo, divulgada por um jornal queniano, a turista disse:

"Olá, minha visita à Tanzânia está sendo linda, maravilhosa. As pessoas aqui são incrivelmente maravilhosas e amigas. A saudação é sempre 'jambo' (a palavra em suaíli que significa 'olá'). Estou feliz de estar aqui. O lugar é simplesmente lindo. Os animais são maravilhosos."

E a tradução do guia: "Vocês, tanzanianos, reclamam muito sobre a fome. Todo dia vocês choram sobre a fome, mesmo tendo flores em casa. Por que vocês não fervem as flores e as bebem? Não é legal chorar ou reclamar sobre a fome."

A correspondente da BBC, Lizzy Masigna, afirmou que ainda não está claro como ficará a situação do guia - nem quais as acusações que pesariam sobre ele.

Segundo ela, o ministro pode ter pensado que ele estava tirando sarro da turista ou imitando o presidente John Magufuli, já que algumas das palavras usadas por ele eram semelhantes às utilizadas no discurso do presidente em um comício no mês passado, quando Magufuli pediu às pessoas que parassem de reclamar sobre a fome.

O presidente tanzaniano, aliás, que assumiu o posto há pouco mais de um ano, é ao mesmo tempo popular e polêmico no país. Logo no início de seu mandato, ele ficou famoso por "fiscalizar" de perto o trabalho de seus funcionários, aparecendo de surpresa nos gabinetes dos ministros e dando broncas em quem não estava trabalhando.

Depois, ganhou as manchetes por aparecer limpando o lixo das ruas no Dia da Independência da Tanzânia - ele havia cancelado as celebrações dizendo que o dinheiro que seria gasto com elas iria para cobrir despesas dos hospitais públicos.

Essa atitude impulsionou sua reputação entre africanos do Leste e gerou uma hashtag que se popularizou no Twitter: #WhatWouldMagufuliDo (O que Magufuli faria). A hashtag era usada principalmente para tirar sarro das políticas austeras do presidente, mas seu "estilo de liderança" agrada muitos.

Algumas medidas de Magufuli na Presidência, no entanto, também geraram polêmica - como ações consideradas "de censura" à mídia e de intimidação para seus adversários. Pelo menos 10 pessoas enfrentaram acusações por "insultar" o presidente nas mídias sociais, o que chamou a atenção de organizações de direitos humanos.

Veja outros trechos da fala da turista e da tradução do guia:

Turista: "A variedade de animais e pessoas que você vê é incrível, diferente de qualquer outro lugar. É simplesmente fantástico."
Guia: "Vocês estão pedindo ao presidente para cozinhar para vocês. Vocês acham que o presidente é um cozinheiro? Podem fazer alguma coisa? Até ferver a roupa e comê-la."
Turista: "Será uma experiência para lembrar a vida toda. É fantástico, lindo e incrível, simplesmente inesquecível!"
Guia: "Procurem o que fazer em todos os lugares do país. O presidente não pode sair da casa do governo para cozinhar para vocês. Vocês precisam cozinhar por si próprios."