Topo

O hotel na Cisjordânia "com a pior vista do mundo", a mais recente obra de Banksy

05/03/2017 16h31

O "Walled Off Hotel" (trocadilho em inglês que lembra o famoso Hotel Waldorf, em Nova York, e que se traduz literalmente como "hotel murado") em Belém, na Cisjordânia, está localizado exatamente em frente à controversa barreira de concreto que Israel construiu no território que disputa com a Palestina, a chamada "zona ocupada".

A Cisjordânia é governada pela Autoridade Nacional Palestina, governo palestino reconhecido internacionalmente, cujo principal grupo, o Fatah, é laico. No entanto, parte de suas terras é ocupada por Israel desde 1967.

Em seu panfleto, o estabelecimento de Banksy se vende como o hotel com "a pior vista do mundo" e foi financiado e decorado pelo famoso artista britânico conhecido como Banksy.

Em cada um dos quartos deste hotel há um trabalho do artista, contendo uma mensagem direta contra a parede construída em frente ao edifício. "Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região", disse Banksy em um comunicado para a imprensa.

A polêmica barreira tem sido parte da estratégia de Israel para prevenir ataques contra seu território, segundo diz o governo, mas os palestinos a consideram uma forma de limitar a área em disputa. A Corte Penal Internacional já considerou a barreira ilegal.

Os quartos do "Walled Off Hotel" também contam com o apoio de outros artistas que colaboraram com o projeto.

De acordo com a declaração do artista, o hotel irá abrir as suas portas para acomodar os hóspedes a partir do próximo 20 de março.

Mas também funciona como uma galeria e como uma declaração política contra a parede, já que o hotel está dentro da área da Cisjordânia controlada por Israel.

Israel começou a construir o muro de separação em 2002 para se proteger em meio a uma onda de atentados.

A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.