Topo

'Só me falta um bigode': a espanhola que diz ser filha de Dalí e conseguiu exumação de corpo do pintor

27.jun.2017 - A espanhola María Pilar Martínez, 61 - Luis Gene/AFP
27.jun.2017 - A espanhola María Pilar Martínez, 61 Imagem: Luis Gene/AFP

27/06/2017 06h46

Uma mulher espanhola, nascida em 1956, diz que sua mãe, uma empregada doméstica, teve um caso com o pintor em 1955.

Dalí morreu na Espanha em 1989, aos 85 anos. O juiz afirmou que não havia mais resíduos biológicos ou objetos pessoais do artista que pudessem ser usados em um teste.

A Fundação Dalí, que administra o patrimônio do artista, diz que vai apelar da decisão.

O pintor foi enterrado num teatro e museu que ele mesmo projetou, em sua cidade natal, Figueres, na região da Catalunha.

'Falta um bigode'

Maria Pilar Abel Martínez, que nasceu em Girona e ganha a vida lendo tarô, entrou com a alegação de paternidade pela primeira vez em 2015.

Ela diz que sua mãe, Antonia, trabalhou para uma família que passava temporadas em Cadaqués, próximo ao local onde o pintor tinha uma casa.

Antonia deixou o emprego em 1955, mudou-se para uma cidade diferente e casou-se com outro homem.

No entanto, Martínez diz que sua mãe afirmou diversas vezes que Salvador Dalí era seu pai, muitas vezes na frente de outras pessoas.

Ela também ressalta o que diz ser sua semelhança física com o artista. "Só me falta um bigode", disse ao jornal espanhol "El Mundo".

Na época do suposto envolvimento com Antonia, Dalí era casado com sua musa Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala. O casal não teve filhos.

A decisão judicial também menciona que Martínez chegou a fazer dois testes de paternidade em 2007, mas que nunca recebeu os resultados.

Ela entrou com uma ação contra o Estado espanhol, para o qual Dalí deixou seu patrimônio.

Se for confirmado o parentesco, ela poderia usar o sobrenome do pintor e ter direito a parte do que ele deixou - mas a imprensa espanhola diz que ela precisaria de outra ação legal para consegui-lo.

O advogado de Martínez afirmou que ainda não há data para a exumação do corpo de Dalí, mas que ela pode acontecer a partir do mês de julho.

Mas, em um comunicado, a Fundação Dalí afirmou que vai apelar da decisão "nos próximos dias".