Topo

Presidente das Filipinas esmaga carros de luxo que valem mais de US$ 5,5 milhões

02/08/2018 11h55

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, acompanhou a destruição de US$ 5,5 milhões em veículos de luxo e motocicletas, como parte da campanha do governo contra a corrupção.

Entre os 76 carros destruídos na segunda-feira por uma escavadeira estavam Lamborghinis, Mercedes e Porsches. Eles integravam um grupo de 800 veículos confiscados pelo governo por terem sido importados ilegalmente.

Não é a primeira vez que Duterte acompanha a destruição de bens de luxo. Em fevereiro, ele ordenou a destruição de 30 carros.

O presidente filipino argumenta que fazer um leilão permitiria que consórcios criminosos comprassem os veículos usando identidades falsas.

Desde que foi eleito em 2016, Duterte adotou a “luta contra a corrupção” como principal bandeira. Mas ele tem também sido acusado de prejudicar a liberdade de imprensa e de adotar medidas violentas na guerra contra as drogas.

“Para que um país possa ser realmente desenvolvido ou viável para os negócios, é preciso estabelecer primeiro a lei e a ordem”, disse o presidente na segunda.