Topo

General Heleno lamenta 'falta de sorte' por sargento ser preso com cocaína 'justamente na hora de evento mundial'

Nathalia Passarinho

Enviada da BBC News Brasil a Osaka

27/06/2019 10h38

'Podia não ter acontecido, né? Falta de sorte ter acontecido justamente na hora de um evento mundial. Acaba tendo uma repercussão mundial que poderia não ter tido', afirma general Heleno em Osaka, onde Bolsonaro participa de cúpula do G20.

Acompanhando o presidente Jair Bolsonaro na viagem ao Japão, para participar do G20, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, lamentou a "falta de sorte" em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (27 de junho).

Ele se refere ao fato de um sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) ter sido preso, às vésperas da cúpula internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo, em Osaka, no Japão, sob a acusação de transportar 39 quilos de cocaína dentro de um avião da equipe que dá suporte à comitiva do presidente da República.

"Podia não ter acontecido, né? Falta de sorte ter acontecido justamente na hora de um evento mundial. Acaba tendo uma repercussão mundial que poderia não ter tido. Foi um fato muito desagradável", disse Heleno, na frente do hotel onde está hospedado, em Osaka.

Perguntado se a imagem do Brasil fica abalada por causa do episódio, que foi amplamente noticiado pela imprensa estrangeira, ele disse: "Se mudar a imagem do Brasil por causa disso, só se a gente não estivesse sabendo da quantidade de tráfico de droga que tem no mundo. É mais um."

O sargento da FAB integrava uma comitiva de 21 militares que partiu de Brasília com destino a Tóquio, no Japão, e fez escala no aeroporto de Sevilha, no sul da Espanha.

A detenção do militar brasileiro ocorreu durante um controle aduaneiro de rotina em solo espanhol. O avião da FAB é um modelo Embraer 190, do Grupo Especial de Transporte da FAB.

Segundo a Guarda Civil, força da polícia espanhola responsável pelo controle aduaneiro, a droga estava dividida em 37 pacotes dentro da bagagem de mão do militar M. S. R., 38 anos, casado. Ele é segundo-sargento da Aeronáutica.

Durante a conversa com jornalistas, o ministro do GSI disse que "houve um problema" que escapou, ao ser questionado sobre se não seria uma falha grave de segurança.

"Todo mundo tem a sua mala revistada, inclusive nós e o presidente. Agora, esse sargento era da comissaria. Ele chega muito antes. Não tem efetivo para manter durante todo o tempo um esquema de vigilância", justificou.

"A FAB diz que vai aperfeiçoar seu esquema de segurança. Claro que não é uma coisa normal. Houve um problema que escapou."

Chefe da área que cuida da segurança pessoal do presidente da República, o general Heleno argumentou ainda que seu setor não tem responsabilidade pelo transporte de drogas num avião da FAB que apoia as comitivas do presidente.

"Cada um tem seu cada qual. A revista de passageiros e de malas para aviões da FAB fica a cargo da FAB, que não é subordinada a mim. Então não tem nada a ver com o GSI", disse.

"O GSI não prova a comida do presidente. Cada um tem sua missão."

Tirar a 'imagem de fascista'

O ministro do GSI também falou genericamente sobre os objetivos de Bolsonaro no G20. Segundo ele, um deles é mudar a imagem de "fascista" que, na visão do general, foi atribuída ao presidente brasileiro por parte da imprensa.

"Ele quer apresentar a imagem correta dele, que foi muito deturpada por uma imprensa que fazia questão de colocá-lo como fascista até. Ele quer mostrar a verdadeira face. Mostrar nosso presidente como fascista é ridículo", disse.

Ele ressaltou, no entanto, que o presidente brasileiro "não vai aceitar recriminações e reprimendas" por parte de outros países.

Mais cedo nesta quinta (27), Bolsonaro reagiu a uma crítica da chanceler alemã, Angela Merkel, à sua atuação na área ambiental dizendo que não vai aceitar "ser advertido" durante o G20.

Em sessão do Parlamento alemão, Merkel disse, na quarta (26), que está "muito preocupada com a atuação do presidente brasileiro", que vê a situação do Brasil como "dramática" e que teria a oportunidade de abordar o tema no G20.

"O presidente não vai aceitar recriminações, reprimendas ao Brasil. É injusta a crítica à politica de meio-ambiente. Que moral eles têm? O Brasil tem que explorar as riquezas sem prejudicar o meio-ambiente, o famoso desenvolvimento sustentável", disse Heleno, dizendo que os países ricos já destruíram suas florestas.

Questionado sobre o fato de que essa comparação precisa levar em conta que a mentalidade sobre preservação ambiental mudou muito nos últimos 100 anos, juntamente com as informações sobre os danos provocados pelo aquecimento global, o ministro do GSI disse:

"O Brasil não pode abrir mão das riquezas em prol de mais tarde essas riquezas serem exploradas pelos outros. Nas propriedades na Amazônia, a lei exige que 80% tem que ser preservada. É justo você comprar propriedade e não poder mexer?", questionou.

Meio ambiente: desgaste para o Brasil

A expectativa é que a política ambiental do governo Bolsonaro seja o ponto de maior desgaste ao Brasil durante o G20 deste ano.

Em entrevista à BBC News Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o governo insistirá na mensagem de que é preciso explorar as possibilidades econômicas da Amazônia, diversificando as atividades dentro e no entorno da floresta.

Ele ainda disse que o governo brasileiro vai exigir que países ricos paguem compensações a produtores rurais brasileiros se quiserem que o Brasil conserve mais a floresta.

Mas a imagem negativa do Brasil na política ambiental já provoca problemas para o governo até em negociações comerciais. O governo francês tem sido um dos mais duros nas tratativas sobre o acordo de comércio entre Mercosul e União Europeia justamente usando como argumento o fato de que o Brasil não parece comprometido com o Acordo de Paris - acordo pelo qual nações se comprometeram a cumprir metas de redução de gases poluentes.

A Floresta Amazônica é essencial para o controle das mudanças climáticas já que ela absorve e transforma, por meio de fotossíntese, parte significativa do CO2 da atmosfera.

O diretor do grupo de estudos do G20 da Universidade de Toronto, John Kirton, também adverte que o Brasil terá que adotar um discurso "mais responsável" em relação ao combate às mudanças climáticas se quiser o apoio da União Europeia para o pleito de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

Entrar para esse seleto grupo integrado pelas mais ricas economias mundiais é um dos principais projetos do governo brasileiro. Fazer parte da OCDE funciona como uma espécie de selo de boas práticas comerciais e de desenvolvimento.

Um dos primeiros ganhos da nova relação do Brasil com os Estados Unidos foi conseguir apoio formal dos americanos para entrar na OCDE. Mas o governo brasileiro ainda precisará convencer os outros membros do grupo.

"O Brasil quer entrar na OCDE e praticamente todos os países que integram o grupo, com exceção dos Estados Unidos, acreditam numa solução multilateral liderada pela ONU para controlar as mudanças climáticas", destacou Kirton em entrevista à BBC News Brasil.

"Se o Brasil quer avançar no seu desejo de fazer parte da OCDE, vai ter que adotar uma posição mais respeitável sobre mudanças climáticas, o que Bolsonaro não tem feito até agora."

Na sexta (28), Bolsonaro se reúne com o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve abordar tanto a questão da entrada na OCDE quanto o acordo de comércio que o Mercosul negocia com a União Europeia.

'Providências legais'

Mais cedo, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, que acompanha Bolsonaro na viagem a Osaka, também comentou sobre o caso do sargento detido. Ele afirmou que Bolsonaro determinou que sejam entregues "o mais rápido possível" à polícia espanhola as informações necessárias para as investigações.

"O presidente determinou que o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea, tome todas as providências para, o mais rápido possível, disponibilizar à polícia espanhola, para que ela possa, de posse desses dados, imediatamente tomar as providências legais", disse.

"O presidente, o Ministério da Defesa, o comando da Força Aérea, não admitem em hipótese nenhuma procedimentos desse tipo em relação a seus recursos humanos e deseja que o mais rápido possível isso seja aclarado e a pessoa seja punida devidamente dentro dos trâmites."

Perguntado de quem foi a falha em não identificar o transporte da droga em um avião da FAB, o porta-voz afirmou que um inquérito policial militar vai apurar as responsabilidades.

Os jornalistas também perguntaram se a "irritação do presidente" se devia ao episódio, ao que Rêgo Barros respondeu: "Não, tem a ver com ele ter chegado de viagem, ter que chegar aqui para descansar para amanhã, estar disposto para cooperar no G20 e no Brics, para que todos os países que estão aqui envolvidos possam sair daqui com coisas que sejam palpáveis."