Topo

Inundações da época de monções matam dezenas de pessoas no Nepal e na Índia

12.jul.2019 - Militares resgataram moradores de regiões fortemente atingidas pelas chuvas em Katmandu, no Nepal - Sulav Shrestha/Xinhua
12.jul.2019 - Militares resgataram moradores de regiões fortemente atingidas pelas chuvas em Katmandu, no Nepal Imagem: Sulav Shrestha/Xinhua

14/07/2019 06h55

Dezenas de pessoas foram mortas por inundações da época de monções que atingiram o Nepal e o nordeste da Índia.

Ao menos 43 pessoas morreram no Nepal e 11 morreram na Índia, segundo dados passados pela polícia à agência de notícias Press Trust of India.

As monções são chuvas torrenciais que atingem o sul da Ásia todos os anos.

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelas inundações e por deslizamentos de terra, segundo o jornal local Himalayan Times.

Só no Nepal, a polícia resgatou mais de mil pessoas, e mais 10 mil lares foram atingidos.

Chuvas fortes devem continuar nos próximos dias.

Uma família inteira morreu na capital do Nepal, Katmandu, quando sua casa desabou.

Segundo a agência Reuters, o rio Brahmaputra (que passa por Índia, Bangladesh e China) transbordou, alagando mais de 1,8 mil comunidades no Estado de Assam, no nordeste da Índia.

"A situação dos alagamentos continua extremamente crítica", disse o ministro de Recursos Hídricos da Índia, Keshab Mahanta.

A estação das monções dura de junho a setembro e causa muita destruição no sul da Ásia todos os anos.

Mais de 1.200 pessoas morreram na região depois de tempestades e deslizamentos no ano passado, quando o Estado de Kerala, na Índia, enfrentou as piores inundações dos últimos cem anos.

12.jul.2019 - Mulheres se refugiram em uma pequena construção de madeira em Kalgachia, na Índia - David Talukdar/AFP - David Talukdar/AFP
Imagem: David Talukdar/AFP