Topo

Esse conteúdo é antigo

'Dois Papas': 6 coisas que talvez você não saiba sobre os papas Francisco e Bento 16

Cena de divulgação do filme Dois Papas, da Netflix - Divulgação
Cena de divulgação do filme Dois Papas, da Netflix Imagem: Divulgação

Redação - BBC News Mundo

29/12/2019 14h35

Filme mais recente do diretor brasileiro Fernando Meirelles gia em torno de diálogo entre Joseph Ratzinger e Jorge Mario Bergoglio.

Alerta de spoilers: este texto pode revelar detalhes da trama do filme.

"Foram buscar o papa no fim do mundo."

Com essas palavras, Francisco começou seu papado ?o primeiro de um latino-americano? na noite de 13 de março de 2013, na varanda da Basílica de São Pedro.

O filme "Dois Papas", do diretor brasileiro Fernando Meirelles, aborda um dos momentos mais cruciais da igreja católica nas últimas décadas, em torno de duas figuras: Joseph Ratzinger quando ainda ocupava o posto de papa, como Bento 16, interpretado por ator galês Anthony Hopkins; e o argentino Jorge Mario Bergoglio quando ainda era cardeal, antes de chegar ao posto de papa como Francisco, vivido no filme pelo também galês Jonathan Pryce.

"São dois velhos que, naquele momento, são um papa e um cardeal, fazendo confissões e pedindo perdão", resumiu Pryce em uma entrevista à BBC.

Embora o filme aborde vários temas ? e faça uma revisão especialmente da vida de Francisco ? há aspectos que talvez vocês não conheça desses dois personagens que definiram o destino de uma instituição e seus seguidores.

Selecionamos seis coisas que você talvez não saiba sobre os papas em questão.

Anthony Hopkins (papa Bento 16) e Jonathan Pryce (papa Francisco) em cena de Dois Papas - Divulgação - Divulgação
Anthony Hopkins (papa Bento 16) e Jonathan Pryce (papa Francisco) em cena de Dois Papas
Imagem: Divulgação

Bento 16

O papa emérito Bento 16 nasceu em Marktl, na Alemanha, em 16 de abril de 1927. No dia 16 de abril de 2005 foi eleito papa no lugar de João Paulo 2º. No dia 28 de fevereiro de 2013 ele finalizou seu pontificado depois de renunciar.

1. Um primo seu, que tinha síndrome de Down, foi sequestrado pelo regime nazista

De acordo com o escritor Cheste Gillis, especialista em temas vaticanos do site National Reporter Catholic, no dia 28 de novembro de 1996, durante uma conferência organizada pelo Conselho Pontifício sobre a Saúde Mental, o então cardeal Ratzinger relatou esse episódio de sua história familiar.

"[Meu primo] tinha 14 anos e era um pouco mais novo que eu. Era forte e mostrava os típicos sintomas de síndrome de Down", contou. "Ele despertava simpatia pela simplicidade de sua inteligência e sua mãe, que já tinha perdido uma filha por morte prematura, tinha um grande carinho por ele."

Naquela época, o regime alemão liderado por Adolf Hitler levava adiante programas de extermínio.

"Era a eliminação sistemática de todos os que não eram considerados produtivos", disse Ratzinger.

As políticas do regime nazista também afetaram o próprio papa: quando tinha 14 anos, fez parte das juventudes hitleristas, que eram obrigatórias desde março de 1939.

"Em 1941 se ordenou, por parte das autoridades do Terceiro Reich, que meu primo deveria ser internado para receber uma melhor assistência", explicou Ratzinger.

E concluiu: "Depois de um tempo chegou a notícia de que ele havia sido morto por pneumonia e que seu corpo havia sido incinerado".

2. É piloto de helicópteros habilitado

Algumas vezes, quando o helicóptero designado ao papa por parte do governo italiano viajava do Vaticano até o Castel Gandolfo, a residência de verão dos pontífices, era possível ver a Bento 16 como piloto.

De acordo com a Agência de Notícias Católicas, o agora papa emérito tem habilitação para pilotar helicópteros e "aproveitava fazendo viagens de Roma até o palácio papal em Castel Gandolfo".

Mas com essa revelação outra ficou conhecida também: embora pilotasse helicópteros, não tinha habilitação para dirigir carros "porque não havia feito o curso para obtê-la".

3. Fala fluentemente seis idiomas (e entende outros dois)

Uma das maiores virtudes de Bento 16, reconhecida também por seus maiores críticos, é sua erudição e formação acadêmica, que inclui vários assuntos em que é considerado um especialista mundial.

No campo da teologia, seu vasto conhecimento sobre assuntos complexos do dogma lhe fez ser designado em 1981, quando era cardeal, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, máxima autoridade doutrinal da Igreja Católica depois do papa.

Para muitos, no entanto, isso anda de mãos dadas com dois aspectos sublinhados por seus críticos: ser profundamente conservador e rejeitar as vertentes consideradas liberais dentro da igreja.

Suas capacidades também se revelam na hora de aprender idiomas: Bento 16 sabe falar fluentemente alemão, inglês, italiano, francês, espanhol e latim, além de poder ler grego e hebraico antigo.

De fato, o anúncio de sua renúncia foi uma carta em latim lida por ele mesmo durante um encontro no Vaticano em 11 de fevereiro de 2013.

Embora João Paulo 2º também fosse um poliglota reconhecido, o certo é que não é comum que os papas tenham essa habilidade.

Por exemplo, o atual pontífice, Francisco, fala fluentemente espanhol, italiano e latim (embora possa ler em inglês e português, segundo o Vaticano). E outros papas como João Paulo 1º e Paulo 6º só falavam sua língua materna, o italiano, e dominavam o latim, o idioma oficial do Vaticano.

Francisco

O papa Francisco, cujo nome é Jorge Bergoglio, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. No dia 13 de março de 2013 ele virou papa da Igreja católica.

1. Ele não tem parte de um pulmão

Um dos detalhes pouco conhecidos sobre o papa Francisco é que lhe falta a parte superior do pulmão direito.

Esse fato foi relatado pelo antigo porta-voz do Vaticano Federico Lombardi, que durante uma coletiva de imprensa depois de sua eleição, em 2013, disse: "Confirmo que há muitos anos retiraram, em uma cirurgia, parte de um pulmão seu".

Lombardi agregou que o fato não afetava sua saúde e quem conhece Francisco "sempre viu que ele tem boa saúde".

A cirurgia aconteceu quando Bergoglio tinha 21 anos e teve pneumonia. Os médicos tiveram que extrair um pedaço do órgão respiratório para evitar que a doença se agravasse.

Isso provoca algumas limitações física, que inclusive revelam outro aspecto de sua rotina: toda vez que pode, faz uma sesta de 40 minutos para poder suportar "os rigores da jornada", segundo ele mesmo relatou.

2. Não assiste a televisão

Embora seja amante do futebol, e em especial seguidor de seu time, San Lorenzo de Almagro, o atual pontífice respondeu em várias entrevistas que não assiste a televisão desde 1990, ano em que fez uma promessa à Nossa Senhora do Carmo.

"Televisão não assisto desde o ano 1990. É uma promessa que fiz à Nossa Senhora do Carmo na noite de 16 de julho de 1990", explicou ao jornal argentino Voz del Pueblo em 2015.

Em outra entrevista, agora com o jornal El País, da Espanha, explicou por quê.

"Não vejo televisão simplesmente porque em um momento pedi que Deus me pediu isso. Em 16 julho de 1990 fiz essa promessa, e não me faz falta. Só fui ao centro televisivo que estava ao lado da Arquidiocese ver um ou dois filmes que me interessavam, que me podiam servir para a mensagem", disse. "E isso que eu gostava muito de cinema, havia estudado muito sobre cinema, sobretudo o de pós-guerra italiano, o realismo italiano, o polonês Wajda, Kurosawa, alguns franceses... Mas não ver televisão não me impediu de comunicar. Não assistir a TV foi uma opção pessoal, nada mais. Mas a comunicação é divina. Deus se comunica."

E como fica sabendo dos resultados de seu time favorito?

"Tem um guarda suíço que todas as semanas me deixa os resultados e como vai a tabela", respondeu ao jornal argentino.

3. Trabalhou como técnico químico

Antes de virar sacerdote, Jorge Mario Bergoglio obteve aos 21 anos o título de técnico químico.

E trabalhou vários meses no laboratório Hickethier-Bachmann de Buenos Aires.

Foi nesse momento, no entanto, que abandonou sua carreira e seguiu sua vocação sacerdotal.

Em março de 1958, entrou no seminário e, anos mais tarde, foi ordenado sacerdote.