Topo

Esse conteúdo é antigo

Sisu 2020: como funciona o sistema de seleção unificado de universidades para candidatos do Enem

Inscrições para o Sisu 2020 vão até o dia 26 de janeiro - Getty Images via BBC
Inscrições para o Sisu 2020 vão até o dia 26 de janeiro Imagem: Getty Images via BBC

Da BBC

21/01/2020 11h48

Estão abertas as inscrições para o Sisu 2020 (Sistema de Seleção Unificado).

É a oportunidade de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrerem a vagas em universidades públicas estudais e federais de todo o país.

Neste primeiro semestre, serão oferecidas 237 mil vagas em 128 instituições de ensino.

Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 de domingo, 26 de janeiro ? o prazo foi prorrogado em dois dias após a identificação de erros de correção em parte das provas do Enem.

Na noite de segunda-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep, autarquia responsável pela elaboração da prova) afirmou que as "inconsistências" foram detectadas em notas de 5.974 participantes do Enem, cerca de 0,15% do total de candidatos presentes (3,9 milhões), e já foram corrigidas no sistema.

O que é o Sisu?

Criado em 2009, o Sisu é uma das políticas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a estudantes que fizeram o Enem.

A seleção acontece duas vezes por ano: uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre.

O processo seletivo é totalmente automatizado e utiliza as notas no Enem para classificar os candidatos.

Quem pode participar?

Para concorrer a uma vaga no Sisu 2020, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação.

Quem fez o Enem como "treineiro", ou seja, que ainda não concluiu o ensino médio, não está apto a concorrer.

Como se inscrever

As inscrições, que vão de 21 a 26 de janeiro, são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu ? é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada.

O candidato deve escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, as universidades pretendidas, o turno e modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

As opções de curso podem ser alteradas enquanto o período inscrições estiver aberto ? o Sisu considera válida a última opção registrada pelo estudante.

Caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção.

Como é feita a seleção?

Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, no número de vagas em cada curso e na modalidade de concorrência.

Algumas instituições de ensino exigem uma média e/ou nota mínima em determinada prova do Enem para que o candidato se inscreva em certos cursos.

Um curso de medicina, por exemplo, pode exigir uma média (soma de todas as notas obtidas nas provas do Enem, dividida por cinco) mínima igual ou superior a 560 pontos, e nota mínima de 400 pontos em Ciências da Natureza.

Além disso, as universidades podem dar pesos diferentes às notas das provas do Enem ? para um curso de física ou química, pode ser que a nota de Ciências da Natureza tenha mais peso, por exemplo.

Desta forma, a nota do candidato pode variar dependendo do curso para o qual ele está concorrendo.

Enquanto durar o período de inscrição, o estudante pode consultar a sua classificação parcial, calculada com base nas notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Ela pode variar conforme novos candidatos forem se inscrevendo.

O que é a nota de corte?

Uma vez por dia, o MEC também divulga no site do Sisu as notas de corte ? que nada mais são do que a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade de concorrência escolhida de determinado curso.

Ela é calculada de acordo com o número de vagas e o total de candidatos inscritos.

O estudante pode, portanto, acessar o sistema diariamente para ter uma ideia se a disputa por determinada vaga ainda é viável ou se deve alterar sua opção de curso para aumentar as chances de ser selecionado.

Segundo o MEC, a nota de corte serve apenas como uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição ? e não representa uma garantia de que o estudante será selecionado.

Simulador de notas

O MEC disponibiliza um simulador de notas de corte do Sisu online, que permite aos candidatos consultarem as notas de corte de edições anteriores.

Sisu - BBC - BBC
Imagem: BBC

Resultado

O candidato pode acompanhar sua inscrição e ter acesso às classificações parciais e notas de corte por meio do site ou aplicativo do Sisu, disponível para Android e IOS.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro.

Quem não for convocado, tem a opção de entrar na lista de espera.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato não pode ter sido selecionado para nenhuma de suas opções de curso.

É importante lembrar que não se trata de um processo automático ? o prazo para os estudantes manifestarem interesse em integrar a lista de espera vai de 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Já a convocação dos candidatos pelas universidades acontecerá entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

No caso da lista de espera, o MEC lembra que a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Desta forma, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto às universidades.

Prouni

Os estudantes que não conseguiram uma vaga na universidade por meio do Sisu têm a chance de disputar uma bolsa de estudos na rede privada de ensino superior.

Criado em 2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é voltado para estudantes de baixa renda e também seleciona os candidatos com base no desempenho no Enem.

A média é calculada somando-se as notas das cinco provas do exame (Redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Quanto maior a média, maior a chance de o aluno conquistar a bolsa. O candidato pode se inscrever em até duas opções de bolsas.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de 28 a 31 de janeiro.