Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 12 anos descobre esqueleto raro de dinossauro no Canadá

Nathan e Dion frequentemente fazem caminhadas na unidade de conservação de Alberta Badlands - Nature Conservancy of Canada
Nathan e Dion frequentemente fazem caminhadas na unidade de conservação de Alberta Badlands Imagem: Nature Conservancy of Canada

16/10/2020 08h26Atualizada em 16/10/2020 14h42

Com apenas 12 anos de idade, Nathan Hrushkin passou por uma experiência que muitos não terão na vida: encontrou um fóssil de dinossauro de 69 milhões de anos.

Ele estava passeando em um parque na província de Alberta, no Canadá, quando viu ossos próximos a uma pedra. Isto aconteceu em julho, e ontem a escavação completa dos fósseis foi finalizada.

O menino diz que, quando avistou o material pela primeira vez, ficou "literalmente sem palavras".

"Eu não cheguei nem a ficar animado, apesar de saber que eu deveria ter ficado", contou à BBC.

"Fiquei em choque."

Nathan, que se interessa por dinossauros desde os seis anos de idade, frequentemente faz caminhadas com o pai na unidade de conservação de Alberta Badlands.

"Sempre fui fascinado pelo fato de que os ossos deles, semelhantes aos nossos, se tornam algo como uma rocha sólida."

O pai, Dion Hrushkin, conta que de fato os itens pareciam "ossos feitos de pedra".

"Parecia o final de um fêmur, saindo diretamente do solo", lembra Dion.

Fósseis descobertos por Nathan pertenciam a um hadrossauro - Nature Conservancy of Canada - Nature Conservancy of Canada
Fósseis descobertos por Nathan pertenciam a um hadrossauro
Imagem: Nature Conservancy of Canada

Nathan já sabia que fósseis eram protegidos por lei, então quando ele e o pai voltaram para casa, procuraram o Museu Real Tyrrell, em Alberta, que se dedica ao estudo de itens pré-históricas. A instituição pediu que eles enviassem fotos e coordenadas de GPS do achado.

O parque de Badlands abriga muitos fósseis, e dinossauro, batizado albertossauro, foi descoberto ali pelo explorador canadense Joseph Tyrell no final do século 19.

Mas a parte em que pai e filho caminhavam não era conhecida por ter tantos fósseis, então o museu enviou uma equipe para explorá-la.

Até agora, eles encontraram entre 30 e 50 ossos na parede de um cânion, todos pertencentes a um jovem hadrossauro, com idade estimada de três ou quatro anos.

"Eu provavelmente era como a maioria das crianças, tendo o Tyrannosaurus rex como tipo favorito", diz Nathan.

"Mas depois da minha descoberta, prefiro definitivamente o hadrossauro."

O conjunto encontrado é cientificamente significativo, diz o museu, porque tem cerca de 69 milhões de anos — e registros desse período são raros.

"Este jovem hadrossauro é uma descoberta muito importante porque vem de um período sobre o qual sabemos muito pouco em relação aos dinossauros ou animais que viviam em Alberta. O achado de Nathan e Dion nos ajudará a preencher essa grande lacuna em nosso conhecimento da evolução dos dinossauros", disse o curador da paleoecologia do museu, François Therrien, em um comunicado.

Nathan diz que gostou de aprender mais sobre como datar ossos de dinossauros e que todo o processo foi "surreal".

"Vai ser ótimo ver, depois de meses de trabalho, algo finalmente sair do chão", afirmou o menino.