Topo

Esse conteúdo é antigo

Projeto que retrata desafio de família por educação vence competição Earth Photo 2021

Selamaw (no meio), a primeira pessoa em sua família a permanecer na escola depois da educação primária, sua mãe Meselech e seu pai Marco - Rosie Hallam
Selamaw (no meio), a primeira pessoa em sua família a permanecer na escola depois da educação primária, sua mãe Meselech e seu pai Marco Imagem: Rosie Hallam

10/08/2021 10h37Atualizada em 10/08/2021 10h42

Um projeto que narra a jornada de uma família etíope pela educação venceu o concurso de fotos Earth Photo 2021 (Fotos da Terra 2021).

O tríptico de Rosie Hallam, A Right to an Education (O Direito a uma Educação), mostra Selamaw, a primeira pessoa em sua família a permanecer na escola após a educação primária, sua mãe, Meselech, e seu pai, Marco.

Eles são agricultores de subsistência que participam de um programa de educação.

A série também venceu a categoria "Pessoas".

'Igualdade de gênero'

"A educação é um direito humano básico e um investimento inteligente", diz Hallam.

"É fundamental para o desenvolvimento e ajuda a lançar as bases para o bem-estar social, o crescimento econômico e a segurança, a igualdade de gênero e a paz."

A Forestry England e a Royal Geographical Society selecionaram os vencedores em seis categorias de uma lista de 55 fotografias e quatro filmes.

A competição visa mostrar o que há de melhor em mídia visual ambiental e promover o debate sobre o mundo e seus habitantes.

Uma reconstrução de paisagem de Yosemite, Califórnia, impressa em 3D - Edward Bateman - Edward Bateman
Uma reconstrução de paisagem de Yosemite, Califórnia, impressa em 3D
Imagem: Edward Bateman

A foto de Edward Bateman "Yosemite's Half Dome in Winter" venceu a categoria Lugar. O Half Dome é uma cúpula de granito na Sierra Nevada, Califórnia (EUA), e é uma das paisagens mais conhecidas do Parque Nacional de Yosemite.

Por causa das restrições para conter a disseminação do coronavírus, viagens ao parque nacional eram impossíveis. O fotógrafo, então, recriou essa cena na mesa de sua cozinha com uma paisagem impressa em 3D derivada de dados geográficos do USGS (United States Geological Survey) e uma pequena máquina de fumaça.

A foto "Blue Pool" (Piscina Azul) de Markus van Hauten, que mostra uma fonte geotérmica escondida em um planalto escassamente habitado no interior da Islândia, ganhou a categoria Natureza.

Vinhedo em degraus na Espanha - Roberto Bueno - Roberto Bueno
Vinhedo em degraus na Espanha
Imagem: Roberto Bueno

A foto "Forest Like Garden" (Uma Floresta como um Jardim) de Roberto Bueno, uma imagem aérea de encostas florestais exuberantes justapostas a vinhedos em degraus feitos pelo homem na Espanha, venceu a categoria Changing Forests (A Mudança de Florestas).

Uma moradora de Fuvemeh, em Gana - Antonio Perez - Antonio Perez
Uma moradora de Fuvemeh, em Gana
Imagem: Antonio Perez
Série retrata pessoas afetadas pela erosão costeira no Oeste da África - Antonio Perez - Antonio Perez
Série retrata pessoas afetadas pela erosão costeira no Oeste da África
Imagem: Antonio Perez
As fotos ganharam a categoria Climate of Change - Antonio Perez - Antonio Perez
As fotos ganharam a categoria Climate of Change
Imagem: Antonio Perez

A série The Sea Moves Us (O Mar nos move) de Antonio Pérez, em Gana, é composta por retratos de pessoas direta e significativamente afetadas pela erosão costeira no Oeste da África. As fotos ganharam a categoria Climate of Change (Mudança do Clima, um jogo de palavras com o termo "Mudança climática")

E o curta-metragem Semipalatinsk Polygon, the crime of nuclear testing (Polígono de Semipalatinsk, o crime dos testes nucleares) de Pierpaolo Mittica, que revela o legado humano e ambiental dos testes de armas da Guerra Fria, venceu a categoria Vídeo.

As imagens pré-selecionadas compõem a exposição Earth Photo no Pavilhão da Royal Geographical Society, em Londres, que vai até 25 de agosto.

E uma seleção dessas fotos será exibida em várias florestas da Inglaterra no final do ano.

Fotos cortesia: Royal Geographical Society