Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA revogam restrição a viajantes do Brasil após um ano e meio

Turistas brasileiros não precisarão mais fazer quarentena em um terceiro país - Brian Snyder/REUTERS
Turistas brasileiros não precisarão mais fazer quarentena em um terceiro país Imagem: Brian Snyder/REUTERS

Mariana Sanches - @mariana_sanches

Da BBC News Brasil em Washington

20/09/2021 12h44Atualizada em 20/09/2021 14h27

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que revogará a restrição de entrada no país a viajantes brasileiros, em vigor desde maio de 2020.

A partir de novembro, brasileiros completamente vacinados poderão ingressar nos EUA sem a necessidade de fazer quarentena de 15 dias em um terceiro país, como acontecia até então.

Agora, bastará que o viajante oriundo do Brasil apresente um teste PCR feito um dia antes e se submeta a um novo exame após a chegada. Não há informações sobre restrição de marcas de vacinas.

A restrição ao Brasil foi levantada junto a de outros 32 países que também tinham viajantes barrados.

Medidas de restrição estavam em vigor há um ano e meio - Getty Images - Getty Images
Medidas de restrição estavam em vigor há um ano e meio
Imagem: Getty Images

Essa era uma demanda de meses do governo brasileiro que se tornou ainda mais urgente com o avanço da vacinação no Brasil.

Atualmente, o Brasil já possui mais vacinados com a primeira dose do que os Estados Unidos, embora apenas cerca de 1/3 da população esteja completamente vacinada.

Já nos EUA, metade da população tomou as duas doses ou doses únicas mas a vacinação desacelerou por encontrar desconfiança e recusa em parcela significativa dos cidadãos.

Em Nova York para o discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU, Bolsonaro deverá exaltar o avanço da cobertura vacinal do Brasil e dizer que espera encerrar a completa imunização da maior parte da população até novembro, o que permitiria ao Brasil doar doses a países com escassez na América Latina, como Haiti e Paraguai.