Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão na Indonésia: moradores fogem enquanto o Monte Semeru expele uma enorme nuvem de cinzas

Os residentes correram para se proteger quando a nuvem de cinzas vulcânicas começou a cair sobre eles - AFP/BBC
Os residentes correram para se proteger quando a nuvem de cinzas vulcânicas começou a cair sobre eles Imagem: AFP/BBC

04/12/2021 13h18

Moradores de Java, uma das ilhas da Indonésia, fogem de uma vasta nuvem de cinzas devido à erupção de um vulcão ativo pela segunda vez em poucos meses.

Testemunhas disseram que uma forte chuva de cinzas vulcânicas do Monte Semeru chegou a bloquear o Sol em dois distritos locais.

Até o momento, não houve registro de vítimas e a evacuação da população local está em andamento, dizem as autoridades.

Enquanto isso, um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que alcança até 15 mil metros de altura.

Thoriqul Haq, um funcionário local, disse à Agência Reuters que uma estrada e uma ponte próximas à cidade de Malang foram danificadas.

"A situação tem se modificado de forma urgente e rápida desde o início da erupção", disse.

O Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, disse que as cinzas parecem ter se desprendido do cume e estão indo na direção sudoeste.

O VAAC fornece consultoria para a indústria de aviação sobre a localização e o movimento de cinzas vulcânicas potencialmente perigosas.

Campbell Biggs, meteorologista do VAAC, explicou à BBC que a coluna de fumaça de 15 mil metros é mais alta do que a altitude de cruzeiro da maioria das aeronaves, o que exige mudança nas rotas dos voos que passam por ali.

As cinzas que se solidificam nas partes mais frias dos motores dos aviões podem interromper o fluxo de ar pela maquinaria, o que prejudicaria o funcionamento da aeronave.

Elas também afetam a visibilidade para os pilotos e pioram a qualidade do ar na cabine ? o que torna as máscaras de oxigênio uma necessidade aos passageiros.

O Monte Semeru era um vulcão bastante ativo que regularmente expelia cinzas a uma altura de 4,3 mil metros. A erupção deste sábado teve, portanto, um "aumento de intensidade bastante significativo", disse Biggs.

A nuvem de cinzas deve se dissipar lentamente, complementou o especialista.

O Monte Semeru se eleva a 3,6 mil metros acima do nível do mar e já entrou em erupção entre o final de 2020 e o início de 2021, forçando milhares de residentes a buscar abrigo.

Ele está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia.

O país está no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectônicas se encontram, causando atividades vulcânicas e sísmicas com frequência.

Imagens nas redes sociais mostram residentes fugindo enquanto uma nuvem de cinzas gigante se erguia atrás deles.

A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.