Topo

Solenidade lembra 70 anos do fim da Guerra em Berlim

Georgiy Samsonov/Reuters
Imagem: Georgiy Samsonov/Reuters

02/05/2015 17h59

Cerimônia dos 70 anos da capitulação da capital alemã tem a participação de diplomatas e sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Fim da guerra foi também a libertação da Alemanha, diz ministro do Exterior alemão.

Uma solenidade na Câmara dos Deputados de Berlim lembrou neste sábado (2) os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na capital alemã.

O evento contou com a presença do ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier; do prefeito da cidade, Michael Müller; além de diplomatas e sobreviventes da guerra.

Para Steinmeier, o fim da guerra foi também a libertação do país que estava sob controle do nazismo. E, assim, nunca mais o ódio racial e a minorias deve encontrar lugar na Alemanha.

"Não soltaremos nunca mais a mão que vocês e suas pátrias estenderam para nós alemães", disse o ministro, dirigindo-se aos embaixadores dos EUA, Rússia e Polônia.

O ministro reforçou ainda o dever alemão de garantir a paz mundial. A Alemanha, devido à sua história, precisa fazer "talvez mais do que outros".

Já o prefeito da capital alemã reforçou a importância da capitulação do país para a evolução da cidade. Sem a libertação do nazismo e sem as incontáveis vítimas, Berlim não teria tido a chance de se desenvolver como "metrópole diversa, multicultural, cosmopolita e crescente de hoje", disse Müller.

Capitulação de Berlim

A guerra na capital da Alemanha terminou uma semana antes da capitulação das Forças Armadas de Hitler, a Wehrmacht. No dia 2 de maio de 1945, as últimas unidades do Exército alemão dispersas em Berlim se renderam. Dois dias antes, em 30 de abril, o ditador Adolf Hitler cometeu suicídio em seu bunker na cidade.

A queda de Berlim foi anunciada por emissoras britânicas de rádio. "Berlim caiu. O marechal Josef Stalin acaba de anunciar a ocupação completa da capital da Alemanha, Berlim, a capital do imperialismo germânico e da agressão", noticiaram ao interromper sua programação.

A ofensiva soviética em direção a Berlim começou em janeiro de 1945. No dia 12 daquele mês, o Exército Vermelho preparou sua ofensiva no Rio Vístula. Uma semana depois, soldados soviéticos pisavam em solo alemão.