Topo

Grécia inicia referendo sobre futuro do país

05/07/2015 09h02

Quase dez milhões de eleitores são chamados a decidir sobre propostas dos credores. Votação pode definir permanência grega na zona do euro. Tsipras diz que povo enviará mensagem de que é dono do seu destino.

Cerca de dez milhões de eleitores foram convocados na Grécia para votar neste domingo (05/07) em referendo que pode definir a permanência do país da zona do euro. Os cidadãos escolhem se aceitam ou não as propostas dos credores internacionais em troca de financiamento para pagar a dívida grega. Os mais de 19 mil locais de votação abriram às 7h (horário local). Os primeiros resultados devem ser conhecidos às 19h locais. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que o povo enviará no referendo uma importante mensagem de que tem "nas mãos as rédeas do seu destino".

"Muitos podem ignorar a vontade do governo. A vontade do povo não", disse Tsipras, depois de ter votado em Atenas, no bairro popular de Kipseli. O primeiro-ministro ressaltou que "hoje, a democracia vence o medo" e "a determinação vence a propaganda do medo".

Numa mesa de voto cheia de câmeras e entre aplausos de cidadãos, Tsipras lançou também uma mensagem pró-europeia, para reforçar que a escolha de hoje é "uma mensagem de determinação, não só para ficar, mas para viver com dignidade na Europa".

"Temos que seguir juntos"

O presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, pediu unidade. "Independentemente do resultado da votação teremos que seguir juntos pelo difícil caminho que nos resta adiante, depois do referendo", afirmou.

O referendo, o primeiro desde 1974, serve para os gregos decidirem se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) há mais de uma semana.

Contudo, esse programa não está mais em pauta, já que Atenas não fez o pagamento de cerca de 1,6 bilhão de euros ao FMI na semana passada.

É exigida uma participação de pelo menos 40% do eleitorado, para que o resultado do referendo seja considerado válido.

MD/lusa/dpa