Topo

Snowden elogia tribunal por invalidar troca de dados UE-EUA

06/10/2015 19h24

"Estamos todos mais seguros", afirma o ex-analista da NSA, que também elogia o ativista Max Schrems por ter entrado na Justiça contra o Facebook.

O whistleblower Edward Snowden elogiou nesta terça-feira (06/10) a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia de declarar inválido o acordo de transferência de dados entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE).

O tratado, conhecido como Safe Harbor (porto seguro), foi fechado em 2000 e é usado por empresas como o Facebook para enviar informações pessoais de cidadãos europeus para os Estados Unidos.

"A suprema corte europeia derrubou uma lei central, rotineiramente usada de forma abusiva para a vigilância", escreveu Snowden no Twitter. "O resultado é que estamos todos mais seguros. Esta é a segunda vez em muitos anos que o mundo contou com o #CJEU para defender direitos digitais. Obrigado, Europa. "

Snowden também agradeceu ao ativista austríaco Max Schrems, autor da ação contra o Facebook na Justiça europeia, afirmando que ele mudou o mundo para melhor. Schrems contestou a transferência dos seus dados, no todo ou em parte, a partir da filial irlandesa da rede social para servidores situados no território dos Estados Unidos.

Snowden recebeu asilo na Rússia depois de ter exposto um amplo esquema de espionagem pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

AS/afp/lusa