Topo

"Charlie Hebdo" satiriza escândalo dos "Panama Papers"

06/04/2016 13h13

Jornal satírico francês publica mensagem sarcástica de solidariedade a "vítimas" do megavazamento de informações: políticos e celebridades supostamente envovldos em práticas de sonegação fiscal.

O jornal satírico francês Charlie Hebdo publicou uma mensagem sarcástica de solidariedade aos ricos e poderosos cujas contas em paraísos fiscais foram expostas na divulgação dos chamados Panama Papers.

A capa da última edição do jornal, publicada nesta quarta-feira (06/04), traz uma charge com figuras que representam políticos e empresários envolvidos no escândalo. Eles seguram cartazes com os dizeres Je suis Panama ("Eu sou Panamá"), além de "não tenha medo" e "eles não vão mudar nosso estilo de vida", sob o título "terrorismo fiscal".

A capa faz referência às mensagens de apoio recebidas pelo Charlie Hebdo após o atentado terrorista à sua redação, em janeiro de 2015. Onze pessoas morreram no ataque, vítimas de dois atiradores jihadistas que protestavam contra charges publicadas pelo jornal que retratavam o profeta Maomé.

A frase mais marcante dos protestos contra o terrorismo - Je suis Charlie ("Eu sou Charlie"), em referência ao jornal satírico - foi adaptada para expressar solidariedade às vítimas de outros atentados. Após os recentes ataques em Bruxelas, por exemplo, várias pessoas se manifestaram afirmando Je suis Bruxelles ("Eu sou Bruxelas").

RC/dpa/dw