Topo

Chuvas fazem rio Sena transbordar em Paris

02/06/2016 17h42

Rio atinge maior nível dos últimos 30 anos e deve subir mais. Risco de inundações levou museus na capital francesa a fecharem suas portas. Obras do Louvre serão transferidas para andares superiores.

Os temporais na França fizeram com que o rio Sena, que corta Paris, transbordasse nesta quinta-feira (02/06), após atingir seu nível mais alto dos últimos 30 anos. O risco de alagamento fechou ainda os museus do Louvre e de Orsay. Uma linha de metrô foi interrompida na capital francesa.

O rio Sena ultrapassou a altura de cinco metros e forçou a operadora do sistema ferroviário francês a fechar a linha de metrô ao longo do rio que é usada por turistas para chegar a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame. Diversas ruas na capital ficaram alagadas.

Autoridades afirmaram que o Sena pode alcançar o pico, em torno de seis metros, na sexta-feira, mas ressaltaram que esse nível é menor do que o que poderia colocar em riscos moradores. Em 1910, o rio atingiu o maior nível registrado, 8,6 metros.

Diante ao risco de alagamentos, o Museu do Louvre anunciou que permanecerá fechado na sexta-feira para remover obras de salas ameaçadas pelo aumento do nível do Sena. As peças serão transferidas temporariamente para andares superiores.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, com cerca de 9 milhões de visitantes por ano. Em 2002, ele colocou em prática um plano de prevenção a inundações. O programa inclui a observação diária do nível do Sena, a criação de um registro sobre as obras que devem ser transferidas para pisos superiores, a instalação de dispositivos de evacuação de água e a transferência de peças de reserva para Liévin.

O Museu de Orsay também permanecerá fechado na sexta-feira por causa do risco de inundações. Barcos turísticos estão proibidos de circular pelo Sena.

De acordo com o serviço meteorológico francês, esse foi o mês de maio mais úmido na região de Paris desde 1960. O aumento no nível do Sena levou a polícia a elevar o alerta de enchente para laranja, o segundo maior. O índice indica que inundações podem ter um impacto significativo para construções e pessoas.

CN/rtr/ap/afp/lusa