Topo

A importância da carne na nossa evolução

20/09/2016 03h59

Veja no programa por que o fato de o ser humano ter começado a comer carne foi decisivo para a evolução do cérebro. A nossa equipe também preparou uma matéria para responder a pergunta: tem como evitar os sonhos?

As pessoas deixam de comer carne e adotam hábitos vegetarianos por diferentes motivos. A mudança é vista até como posicionamento ideológico frente ao sofrimento enfrentado por muitos animais no abate industrial. Mas segundo um estudo feito pelo geneticista Axel Janke, do Museu Senkenberg, em Frankfurt, a introdução da carne na dieta dos nossos ancestrais foi importante para o desenvolvimento do nosso cérebro. A razão você vai saber neste Futurando!

No nosso cardápio também precisamos, além das proteínas (de origem animal ou não), alimentos com Omega 3. Isso porque o organismo não produz esse ácido graxo. O ideal é consumir peixes de água fria, ou até ingerir suplementos, o que é cada vez mais comum. Será que funciona? O organismo absorve mesmo? Veja nesta edição.

Para você que, ás vezes não tem uma boa noite de sono e tem muitos pesadelos, a nossa equipe preparou uma matéria para tirar a dúvida: tem como não sonhar?

No programa tem ainda uma entrevista com um cientista que há décadas pesquisa células-tronco. Ele conseguiu comprovar que elas têm um potencial enorme para serem usadas na medicina clínica. As também chamadas células-mãe se multiplicam com facilidade e são capazes de formar pequenos órgãos. A ideia do estudo é descobrir um caminho para acabar com a necessidade de transplantes.

O Futurando também vai falar de meio ambiente. Em Helgoland, um conjunto de ilhas na Alemanha, pesquisadores estão preocupados com o que descobriram no Mar do Norte. O aumento da temperatura da água é só um dos problemas. As informações alarmantes reforçam a necessidade de unir forças e combater as mudanças climáticas em escala global. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.