Topo

Fotos inéditas de Hitler vão a leilão

Um Adolf Hitler sorridente caminha nos arredores de Berghof - C&TAuctions/BNPS
Um Adolf Hitler sorridente caminha nos arredores de Berghof Imagem: C&TAuctions/BNPS

14/03/2017 12h50

Um álbum de fotografias pessoais com imagens inéditas do ditador nazista Adolf Hitler será levado a leilão nesta quarta-feira (15) em Kent, na Inglaterra.

As imagens, que mostram Hitler descontraído e em momentos de lazer, não poderiam ter sido publicadas durante o regime do Terceiro Reich.

"As imagens de Hitler, particularmente suas fotografias, eram controladas. Elas tinham que ser aprovadas", diz Tim Harper, consultor da C&T Leilões. Harper diz que as fotos mostram um Hitler "natural e relaxado".

14.mar.2017 - Adolf Hitler lê papéis na varanda de Berghof - C&TAuctions/BNPS - C&TAuctions/BNPS
Adolf Hitler lê papéis na varanda de Berghof
Imagem: C&TAuctions/BNPS

14.mar.2017 - O álbum onde as fotos foram encontradas - C&TAuctions/BNPS - C&TAuctions/BNPS
O álbum onde as fotos foram encontradas
Imagem: C&TAuctions/BNPS

 

"Algumas delas são divertidas e é quase certo de que elas não teriam autorização para serem publicadas. Elas são reveladoras", diz.

O álbum inclui imagens de Hitler sorrindo perto de crianças, sendo ovacionado por multidões e ao lado dos principais membros da cúpula nazista, como Joseph Goebbels e Heinrich Himmler. As fotos tinham que ser tiradas por alguém que pudesse se aproximar do ditador e estar perto do seu círculo de contatos, afirma Harper.

14.mar.2017 - Adolf Hitler saúda populares durante comício - C&TAuctions/BNPS - C&TAuctions/BNPS
Adolf Hitler saúda populares durante comício
Imagem: C&TAuctions/BNPS

O álbum foi encontrado pelo fotógrafo britânico Edward Dean e pelo repórter e âncora de TV Richard Dimbleby no bunker onde Hitler passou seus últimos dias em abril de 1945. Eles entraram com um soldado russo no quarto de Eva Braun, a mulher de Hitler, onde encontraram as fotografias.

Atualmente, o álbum pertence a um colecionador anônimo. O objeto é avaliado em mais de 15 mil libras.

Um telefone que teria pertencido a Hitler foi leiloado por US$ 240 mil no início deste ano, mas sua autenticidade é questionada.