Topo

Deslizamento em aterro de lixo mata ao menos 19 no Sri Lanka

Militares carregam corpo de vítima de deslizamento em aterro sanitário em Colombo (Sri Lanka) - Dinuka Liyanawatte/Reuters
Militares carregam corpo de vítima de deslizamento em aterro sanitário em Colombo (Sri Lanka) Imagem: Dinuka Liyanawatte/Reuters

15/04/2017 14h40

Um deslizamento no depósito de lixo de Kolonnawa, na capital do Sri Lanka, Colombo, provocou a morte de ao menos 19 pessoas neste sábado (15). Segundo a porta-voz de um hospital da capital cingalesa, entre os mortos estão quatro crianças e adolescentes.

O deslizamento aconteceu à tarde (hora local), quando toneladas de resíduos atingiram 145 barracos e casas vizinhas do aterro onde viviam cerca de 600 pessoas, disse um funcionário do Centro de Gestão de Desastres do país asiático.

A montanha de lixo de 91 metros de altura, situada no limite nordeste de Colombo, passou a correr risco de deslizamento após as chuvas torrenciais da noite de sexta-feira.

Na hora do deslizamento, muitos moradores já haviam deixado suas casas. Do contrário, o número de vítimas teria sido muito mais elevado, segundo as autoridades.

Centenas de soldados foram mobilizados para o local do acidente, depois de o presidente Maithripala Sirisena ter ordenado ao Exército e à polícia que dessem apoio aos bombeiros.

Um porta-voz militar disse neste sábado que os trabalhos de resgate continuam. Ele ressaltou, porém, que as chances de encontrar sobreviventes 24 horas após o deslizamento são poucas.

Os habitantes da zona onde aconteceu a catástrofe denunciaram várias vezes a devastação ambiental causada pelo lixão a céu aberto, onde são descarregadas diariamente 800 toneladas de lixo. O local armazena cerca de 23 milhões de toneladas de detritos.