Topo

Aliados dos EUA confiam mais em Putin que em Trump

Donald Trump e Vladimir Putin - Getty Images
Donald Trump e Vladimir Putin Imagem: Getty Images

17/08/2017 09h23

Pesquisa mostra que população de países tradicionalmente alinhados a Washington tem mais confiança no presidente russo do que no americano em temas de relações internacionais.

Em questões que envolvem relações internacionais, a população de vários países considerados aliados dos Estados Unidos deposita mais confiança no presidente russo, Vladimir Putin, do que no americano, Donald Trump.

Essa é a conclusão de uma pesquisa do Pew Reserach Center divulgada nesta quarta-feira (16/08). O objetivo da sondagem foi medir as percepções da Rússia e de seu presidente pelo mundo.

Apenas um em cada quatro entrevistados em 37 países tem confiança no presidente russo para fazer o que é certo quando se trata de assuntos internacionais. Os entrevistados na Europa foram os mais críticos, com cerca de 78% expressando falta de confiança.

"Embora a confiança em Putin no tratamento de assuntos externos seja geralmente baixa, em muitos países ele é mais confiável do que o presidente americano, Donald Trump", diz o estudo.

Cidadãos de países aliados dos EUA, como Japão e Coreia do Sul, além de entrevistados de outros sete membros da Otan (Grécia, Alemanha, Turquia, Hungria, França, Itália e Espanha), que historicamente confiam nos EUA para apoio militar e de defesa, expressaram maior confiança no presidente russo.

A disparidade a favor de Putin sobre Trump foi mais marcante na Grécia e na Alemanha, onde o líder russo superou o americano em 31 e 14 pontos, respectivamente. Na Alemanha, um quarto dos entrevistados disse ter confiança em Putin, enquanto apenas 11% disseram o mesmo de Trump.

Segundo a pesquisa, Trump pontuou melhor apenas no Reino Unido, Canadá, Holanda e Polônia. Ele também foi a opção mais favorável para outros aliados fora da Otan, como Austrália e Filipinas, bem como em Israel, onde ele superou Putin por 29 pontos.

No Brasil, a diferença foi de cinco pontos percentuais, com 19% dizendo confiar em Putin, e 14% em Trump.

Gênero e ideologia

Em vários países, foi observada uma diferença de percepção de acordo com o gênero dos entrevistados. Em 10 dos 37 países pesquisados, por exemplo, homens expressam mais confiança em Putin do que as mulheres.

A ideologia política também pareceu estar ligada às avaliações de Putin. Em 11 dos 21 países em que os entrevistados foram questionados sobre ideologia, aqueles que se colocam à direita do espectro político confiam mais em Putin, como no caso da Itália: 39% dos autodenominados direitistas veem Putin favoravelmente, em comparação com 24% da esquerda.

Na Venezuela, a tendência é oposta: aqueles à esquerda do espectro político são 28 pontos percentuais mais propensos a apoiar Putin no cenário internacional. Há uma diferença de 11 pontos na mesma direção em Israel.

Nos Estados Unidos, existe uma divisão partidária com relação a Putin. Atualmente, apenas 13% dos democratas expressam confiança no líder russo, em comparação com cerca de um terço (34%) dos republicanos. Em 2015, essa diferença era quase inexistente: 20% dos que se declaravam democratas tinham confiança no líder russo, em comparação com 17% dos republicanos.