Topo

Quem é Joachim Sauer, o homem ao lado da mulher mais poderosa do mundo?

Sauer e Merkel são apaixonados por ópera e por caminhadas, mas não se sabe muito mais sobre a vida privada do casal - Gero Breloer/AP
Sauer e Merkel são apaixonados por ópera e por caminhadas, mas não se sabe muito mais sobre a vida privada do casal Imagem: Gero Breloer/AP

Ines Eisele

20/09/2017 06h52

Ele é casado com uma das figuras mais conhecidas da política mundial. Mas holofotes não fazem parte da vida do professor de Química Joachim Sauer, o marido de Angela Merkel. Muitos nem sabem como é seu rosto.

Reservada seria uma forma de descrever Angela Merkel. Por isso, a chanceler federal alemã é beneficiada pela aversão aos holofotes de seu marido, Joachim Sauer. Suas aparições públicas conjuntas são raras, excetuando a presença anual do casal no tradicional Festival de Bayreuth, e Sauer nunca opina sobre política.

A respeito de Sauer, não se pode falar em presença midiática como a protagonizada pela maior parte das primeiras-damas dos Estados Unidos. Mas também em comparação com as parceiras de antigos chanceleres federais alemães, como Doris Schröder-Köpf (ex-esposa de Gerhard Schröder) ou Hannelore Kohl, Sauer aparece pouco. Ele se nega categoricamente a falar com jornalistas.

Se Sauer deixa de aparecer, é menos pela timidez do que pelo fato de ele não querer ser reduzido ao papel de marido de Angela Merkel. O esposo da chanceler federal alemã, aliás, é um químico quântico renomado que já obteve dezenas de prêmios.

A carreira do professor, doutor e doutor honoris causa Joachim Sauer começou em 1967 com estudos universitários em Química na Universidade de Humboldt, em Berlim. Na RDA comunista, Sauer fazia parte de um seleto círculo de cientistas de renome internacional que não eram membros da agremiação única do regime SED, o Partido Socialista Unitário da Alemanha.

Após ter passado por várias outras estações, ele voltou a liderar o grupo de Química Quântica da Universidade Humboldt em Berlim e estuda "cálculos ab-initio [desde o princípio] de clusters [agrupamentos] inorgânicos e investigações teóricas sobre a estrutura, a energética e a dinâmica de processos heterogêneos de catálise em sistemas de zeólitos [minerais de estrutura porosa]."

Em 2015, houve especulações de que Angela Merkel receberia o Prêmio Nobel da Paz pelas suas ações de acolhimento para refugiados. A comunidade científica, por sua vez, apostava que seria Joachim Sauer o laureado com o Prêmio Nobel de Química.

Dize-se que, durante encontros com Merkel, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama gostava de chamá-lo apenas de "o professor".

Sauer e Merkel se conheceram nos anos 1980 na Academia das Ciências de Berlim. Os dois se casaram em 1998 --foi o segundo casamento para os dois. No primeiro casamento, Sauer teve dois filhos.

Fora isso, não se conhece muito sobre a vida privada de Joachim Sauer --quando muito, sabe-se o que Merkel diz sobre ele: "Não falamos o tempo todo sobre política, mas ele é um bom conselheiro, também de forma indireta". O casal tem em comum a paixão por óperas e pela natureza --há muitos anos, os dois viajam ao Tirol do Sul para fazer caminhadas nas férias.