Topo

Tribunal alemão sentencia dono de burro a pagar estrago em carro

Burro Vitus é acusado de morder carro esportivo - Alliance/ DPA/ Hit Radio FFH
Burro Vitus é acusado de morder carro esportivo Imagem: Alliance/ DPA/ Hit Radio FFH

29/09/2017 08h52

Animal supostamente mordeu traseira de veículo cor de laranja, e motorista processou proprietário do bicho. Polícia levou caso na esportiva, dizendo que o burro provavelmente confundiu o carro com uma cenoura.

Um tribunal da cidade alemã de Giessen considerou um burro culpado de morder e danificar a traseira de um carro esportivo e sentenciou, nesta quinta-feira, (28) seu dono a pagar 5.800 euros pelos danos.

O suposto ataque ao carro aconteceu em setembro do ano passado, em um campo nas proximidades de Giessen. Markus Zahn estava dirigindo sua luxuosa McLaren 650S Spyder quando decidiu fazer m retorno.

Foi então que o motorista notou Vitus – como é chamado o burro – no retrovisor. O animal teria mordido duas vezes a parte de trás do veículo. Uma testemunha – colega de trabalho do dono do carro – confirmou no tribunal que o burro se esticou para fora da cerca para alcançar o carro.

Zahn decidiu processar o dono do animal depois que a seguradora do dono do burro não acreditou na versão e se dispôs a pagar apenas parte do estrago. O dono do animal se negou a pagar o restante dos custos, afirmando que o motorista deveria ter manobrado em outro local.

Na época, o caso provocou manchetes irônicas na imprensa. Em um comunicado, a própria polícia ironizou, afirmando que o animal poderia ter confundido o carro – de cor laranja – com uma cenoura gigante.

O próprio dono do carro disse compreender que o animal não tem culpa e que ele esperava a completa restituição do conserto pela seguradora.

A polícia levou o fato na esportiva, escrevendo em seu comunicado: "As circunstâncias do delito ainda não são claras. Não foi possível tirar [do burro] mais de um i-a."

Também o juiz que tratou do curioso caso foi irônico ao perguntar ao dono do carro com um piscar de olhos: "Você sabia que um burro perigoso está ameaçando esta área?", referindo-se ao fato de que Vitus é acusado de já ter mordido um carro em outra circunstância.

O que não foi provado em tribunal é se o carro esportivo já estava arranhado antes do "ataque" do burro. O proprietário garante que a pintura do veículo estava impecável.