Topo

Democratas impõem derrotas amargas a Trump

O democrata Ralph Northam (centro) venceu na Virgínia - AARON P. BERNSTEIN/REUTERS
O democrata Ralph Northam (centro) venceu na Virgínia Imagem: AARON P. BERNSTEIN/REUTERS

08/11/2017 09h22

Partido Democrata elege governadores em Nova Jersey e Virgínia, em eleições vistas como teste da influência do presidente republicano. Em Nova York, prefeito democrata Bill de Blasio é reeleito por ampla margem.

O Partido Democrata impôs duras derrotas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (08), às vésperas do 1º aniversário da vitória do republicano nas eleições presidenciais, ao eleger os governadores dos estados da Virgínia e Nova Jersey e reeleger o prefeito de Nova York.

O democrata Phil Murphy venceu as eleições em Nova Jersey, derrotando a candidata apoiada pelo governador republicano Chris Christie, a vice-governadora Kim Guadagno. Com 98% das urnas apuradas, o democrata tinha 56% dos votos, contra 43% da republicana.

Christie, uma das principais figuras do Partido Republicano, foi um dos maiores apoiadores de Trump durante a campanha das eleições presidenciais, após perder para o bilionário a nomeação do partido durante as primárias.

A derrota mais amarga para o governo Trump ocorreu no estado da Virgínia, considerado um termômetro do ambiente político do país. O democrata Ralph Northam derrotou o republicano Ed Gillespie por 53,6% contra 45,2%, com 99% das urnas apuradas. O estado elegeu também Danica Roem, a primeira pessoa transgênero a assumir um cargo numa legislatura estadual.

Em visita à Ásia, Trump tentou minimizar sua influência na derrota na Virgínia afirmando através do Twitter que "Ed Gillespie trabalhou duro, mas não abraçou a mim nem àquilo que defendo".

O candidato derrotado tentou se distanciar do presidente durante a campanha, adotando uma postura mais moderada num estado onde os democratas vem ganhando terrenos nas últimas décadas. Mas, apesar do distanciamento, Gillespie centrou sua campanha na rejeição à imigração ilegal, uma das bandeiras do governo Trump.

Outra expressiva vitória dos democratas foi na cidade de Nova York, que reelegeu por ampla maioria o prefeito Bill de Blasio. Ele derrotou a republicana Nicole Malliotakis por 64,5% a 29,7%.

Os democratas também reelegeram os prefeitos de Boston, Marty Walsh, e Detroit, Mike Duggan, e consagraram a vitória de Jenny Durkan em Seattle, a primeira mulher eleita na cidade desde a década de 1920.

Com 33 governadores, os republicanos ainda controlam a maioria dos 50 estados americanos. Os democratas passam a governar 16 estados. Apenas o Alasca é governado por um independente.

Alguns analistas atribuem as derrotas republicanas desta terça-feira à rejeição às políticas do governo Trump. Os resultados desta terça-feira são vistos como um teste da influência do presidente nas próximas batalhas eleitorais em nível estadual e nacional.