Topo

Jornalista é assassinada na Irlanda do Norte

Peritos inspecionam local da morte da jornalista Lyra McKee em Londonderry, na Irlanda do Norte - Paul Faith/AFP
Peritos inspecionam local da morte da jornalista Lyra McKee em Londonderry, na Irlanda do Norte Imagem: Paul Faith/AFP

19/04/2019 06h23

A morte de uma mulher de 29 anos num tiroteio no conjunto habitacional Creggan Housing, na noite de ontem em Londonderry na Irlanda do Norte, está sendo tratada como "incidente terrorista", tuitou a polícia local na manhã de hoje.

"Infelizmente, posso confirmar que depois dos tiroteios desta noite, em Creggan, morreu uma mulher de 29 anos", afirmou o vice-chefe de polícia Mark Hamilton, num comunicado divulgado pelo Twitter. "Estamos tratando o caso como um incidente terrorista."

Foram abertas investigações de assassinato. A vítima era a jornalista Lyra McKee, que relatou frequentemente sobre o conflito na Irlanda do Norte. A conta dela no Twitter está bloqueada e um amigo e colega publicaram as últimas notícias de Lyra McKee.

Anteriormente, houve tumultos em Creggan - foram disparados tiros e lançadas bombas incendiárias. As imagens mostram carros em chamas, veículos da polícia blindados e forças de segurança fortemente armadas. De acordo com relatos da mídia, a jornalista se encontrava entre as frentes e foi atingida por uma bala.

A presidente do Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte (DUP), Arlene Foster, condenou a violência "inútil". "Aqueles que trouxeram armas de fogo para nossas ruas nos anos 1970, 1980 e 1990 estavam errados. Em 2019, também estão errados."

Além disso, a vice-presidente da legenda nacionalista Sinn Fein, Michelle O'Neill, condenou a morte da jovem. "Foi um ataque à comunidade, um ataque ao processo de paz e ao Acordo da Sexta-feira Santa".

O acordo de 1998 pôs fim ao conflito na Irlanda do Norte, onde durante décadas as comunidades católico-republicana e protestante-unionista lutaram entre si. As negociações do Brexit levantaram, recentemente, preocupações de que a iminente introdução de controles de fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, que continuará a pertencer à UE, poderia desencadear outra espiral de violência.

Desde o início do ano, houve várias explosões em Londonderry, mas sem vítimas. Um artefato explosivo detonou em frente a um tribunal no centro da cidade em janeiro, logo após as autoridades haver sido alertadas.

Londonderry - chamada simplesmente pela maioria de habitantes católicos de Derry - tem cerca de 85 mil habitantes e está localizada no extremo noroeste da Irlanda do Norte, na fronteira com a República da Irlanda.