Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo alemão condena ataque a jornalistas durante ato em Berlim

23.jan.2019 - Heiko Maas, ministro das Relações Exteriores da Alemanha  - Andrew Caballero-Reynolds/AFP
23.jan.2019 - Heiko Maas, ministro das Relações Exteriores da Alemanha Imagem: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

07/05/2020 09h41Atualizada em 07/05/2020 14h39

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, condenou hoje o ataque, ocorrido na véspera, contra uma equipe de reportagem do canal de TV público ARD durante um protesto em Berlim.

No ataque, dois membros da equipe de TV foram agredidos durante um protesto ilegal na capital alemã contra as medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus.

"Quem ataca jornalistas ataca a nossa democracia", escreveu Maas no Twitter. "Uma imprensa livre e diversa, capaz de executar seu trabalho sem impedimentos, é pré-requisito para uma democracia que funcione".

O ataque contra a equipe de filmagem da ARD ocorreu perto do prédio do Parlamento em Berlim. Um assistente de som foi deliberadamente agredido, e um cinegrafista foi atingido na cabeça por uma haste de microfone quando manifestantes o cercaram.

Um suspeito de 46 anos inicialmente escapou, mas foi depois preso pela polícia e acusado de agressão. Ele aguarda o andamento do processo em liberdade.

O ataque ocorre uma semana depois de seis membros da equipe de filmagens de um programa satírico do canal de TV público ZDF terem sido hospitalizados em Berlim, no feriado de 1° de maio, após ataque em circunstâncias semelhantes.

No momento estão proibidas em Berlim manifestações com mais de 50 participantes. Na quarta-feira, os policiais tentaram persuadir os participantes a manter o distanciamento social estabelecido pelas autoridades.

Muitos reagiram de forma agressiva, segundo testemunhas, e houve gritos de "Nós somos o povo" —comumente evocado por radicais de direita. A equipe de filmagem preparava uma matéria sobre os protestos ilegais para o jornal da ARD.

Os regulamentos de distanciamento social da Alemanha foram, em grande parte, cumpridos e tratados de forma respeitosa pela população. A chanceler Angela Merkel anunciou a reabertura de muitos espaços públicos na última quarta-feira, para ter início nas próximas semanas.