UOL Notícias Notícias
 
03/12/2010 - 08h06

Expulso da Amazon, WikiLeaks encontra refúgio na França


Em Washington

Vazamento de documentos sigilosos da diplomacia dos EUA pelo WikiLeaks

  • AP

O site da WikiLeaks, que está filtrando documentos secretos dos Estados Unidos, encontrou refúgio em um servidor francês depois que o americano Amazon o expulsasse, informam nesta sexta-feira meios de comunicação franceses.

Segundo o site especializado Gizmodo, o servidor OVH, baseado em Roubaix, ao norte da França, acolhe o "wikiLeaks.org" desde quinta-feira, uma informação não reconhecida oficialmente pelos interessados.

Nesta quinta-feira, OVH, que no passado demonstrou compromisso com a liberdade de expressão, decidiu abrigar o polêmico site depois que a Amazon decidisse não seguir abrigando por pressões governamentais.

Por meio da rede social "Twitter", os próprios responsáveis do WikiLeaks denunciaram ataques cibernéticos.

O site especializado em revelações de segredos oficiais começou a distribuir no domingo centenas de telegramas confidenciais do departamento de Estado americano.

Para garantir a distribuição, WikiLeaks abrigou em dois servidores, o sueco Bahnhof, muito comprometido com a liberdade de expressão, e o americano Amazon.

O primeiro chegou inclusive a abrigar seus servidores em um antigo bunker antinuclear para se proteger de eventuais ataques físicos, publicaram meios franceses.

Mas WikiLeaks precisava de um segundo servidor e, diante do abandono da Amazon, temeu ser varrido da rede.

Pelo "Twitter", o WikiLeaks demonstrou seu incômodo: "Se a Amazon está tão incomodado com a primeira emenda (que protege a liberdade de expressão) deveria deixar de vender livros".

Mas o servidor americano foi substituído por um francês que, por enquanto, mantém ativo o polêmico site, como indicam os meios de comunicação franceses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h59

    0,26
    2,245
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h18

    -0,24
    61.141,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host