UOL Notícias Notícias
 
20/01/2011 - 21h55

Dinossauros voadores pareciam-se mais com répteis do que com aves, diz estudo

Washington, 20 jan (EFE).- Os dinossauros que voavam há cerca de 160 milhões de anos sobre o nordeste da China se pareciam mais com os répteis do que com as aves, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista "Science".

Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas de Pequim descobriram em rochas sedimentares da região da atual província chinesa de Liaoning o fóssil de um pterossauro adulto, preservado junto com um de seus ovos.

Segundo os pesquisadores, a presença do ovo indica que o réptil alado era uma fêmea "sexualmente madura", o que originou várias comparações entre os machos e as fêmeas desta espécie denominada Darwinopterus, da qual se encontraram dezenas de fósseis.

"Os modos de reprodução e crescimento têm um impacto profundo sobre a anatomia, a ecologia e a evolução, mas ainda são pouco conhecidos no que se refere à maioria da fauna extinta", destaca o artigo.

Isto inclui os pterossauros, um grupo importante de répteis voadores que persistiu desde o fim do período triásico, há cerca de 200 milhões de anos, até o término do cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos.

Como até pouco tempo atrás eram poucos os exemplares fósseis obtidos dos pterossauros, "as ideias sobre a biologia reprodutiva destes animais eram obtidas, em grande medida, por meio de comparações com as aves", revelou o estudo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    -0,03
    2,039
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h59

    -1,80
    53.634,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host