19/03/2011 -
13h01
Michelle Obama defende intercâmbios educacionais entre Brasil e EUA
Brasília, 19 mar (EFE).- A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, destacou neste sábado a importância da educação e dos programas de intercâmbio internacional para que os jovens se transformem em "cidadãos do mundo" e defendeu a igualdade de oportunidades.
Em uma cerimônia com jovens realizada em Brasília, a esposa do presidente americano, Barack Obama, considerou os EUA e o Brasil como "duas das maiores economias e democracias do mundo ocidental".
"O futuro de nossas nações depende da relação entre nossos povos e nossos jovens", ressaltou a primeira-dama em discurso.
Neste sentido, Michelle Obama disse que, sempre que tem a oportunidade de participar de eventos com jovens, ela recomenda que façam programas de intercâmbio, viajem e estudem línguas estrangeiras, "para serem cidadãos do mundo".
Além disso, a primeira-dama, que cresceu em um bairro operário de Chicago, lembrou suas origens humildes, bem como as do presidente Obama. Ela disse que a vida do marido é "muito parecida" à de qualquer cidadão.
"Nada garantia que eu seria primeira-dama dos Estados Unidos e que estaria aqui falando com vocês", declarou Michelle Obama.
Após seu discurso, a primeira-dama, que estava acompanhada de suas filhas, Sasha e Malia, presenciou e aplaudiu com entusiasmo uma apresentação de capoeira.