UOL Notícias Notícias
 
29/08/2011 - 23h35

Naoto Kan efetiva renúncia e deixa Governo japonês vago para o sucessor

Tóquio, 30 ago (EFE).- Naoto Kan efetivou nesta terça-feira (pelo horário local) sua renúncia como primeiro-ministro do Japão e dissolveu seu Gabinete para permitir a nomeação nas próximas horas de Yoshihiko Noda como novo chefe de Governo.

Kan divulgou sua decisão de deixar o cargo na sexta-feira passada e as eleições realizadas nesta segunda-feira no seio do Partido Democrático (PD, governista) proclamaram o ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, como sucessor da chefia de Governo no Japão.

No início de junho, Kan conseguiu superar uma moção de censura no Parlamento japonês por sua gestão da tragédia de 11 de março, quando um terremoto seguido de tsunami atingiu a nação, mas prometeu só renunciar após deixar "encaminhada" a reconstrução do nordeste do país.

O Gabinete renunciou em massa, como estava programado, depois que na sexta-feira foram aprovadas as duas leis para promover a reconstrução que Kan colocara como condição para renunciar.

Após a renúncia de todo o Executivo, a Dieta (Parlamento japonês) nomeará nesta terça-feira o novo primeiro-ministro, um cargo que Noda tem assegurado, já que o PD conta com maioria absoluta na Câmara.

A primeira votação acontecerá nesta Casa, para depois seguir ao Senado, mas é o resultado da Câmara que prevalece.

O PD, que agora será liderado por Yoshihiko Noda, chegou ao poder há exatamente dois anos, após derrotar o Partido Liberal-Democrata, no poder durante 54 anos de maneira quase ininterrupta.

Acusados de falta de liderança para solucionar os problemas do país, Kan e seu Gabinete deixam um país ainda afetado pelas consequências do terremoto e do tsunami de 11 de março, que deixaram mais de 20 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, e uma crise nuclear ainda vigente.

O agora ex-chefe de Governo ficou no poder durante 449 dias, o maior período de um primeiro-ministro desde 2006. Noda será o sexto premiê japonês em cinco anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    0,12
    2,661
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h17

    2,38
    49.650,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host