ONU registra 400 mortes na Síria desde o início da missão da Liga Árabe


Nações Unidas, 10 jan (EFE).- O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, informou nesta terça-feira que mais de 400 pessoas morreram na Síria desde o início da missão da Liga Árabe no país, número que se soma às 5 mil vítimas contabilizadas desde o início da crise.

Pascoe divulgou esse novo número durante seu discurso no Conselho de Segurança da ONU, que realizou uma reunião na qual potências ocidentais insistiram que o órgão aborde a possibilidade de aprovar uma resolução de condenação à Síria.

"A ONU informou que estima em 400 as pessoas assassinadas desde a chegada dos observadores da Liga Árabe à Síria", anunciou a embaixadora dos EUA junto à organização mundial, Susan Rice.

Os observadores da Liga Árabe chegaram à Síria no dia 26 de dezembro, portanto, há 16 dias. Desde então, continuaram os ataques contra a população civil, assim como alguns contra a delegação árabe.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta terça-feira para escutar o relatório de Pascoe sobre a situação na Síria. Durante o debate, as potências ocidentais insistiram em pedir uma resolução de condenação à violência no país árabe, mas Rússia e China se opõem à medida.

Em dezembro passado, a Rússia apresentou um projeto de resolução sobre a situação síria, depois de se unir à China a um veto ao texto de condenação a Damasco apresentado pelos países da União Europeia (UE), mas Moscou resiste a incluir as emendas solicitadas por outros países do Conselho.

As negociações estão paralisadas após vários membros do Conselho acusarem a Rússia de atrasar as negociações sobre o texto, considerado insuficiente pelas potências ocidentais.

No Cairo, o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil el-Araby, denunciou uma campanha contra a missão da entidade na Síria e responsabilizou o regime de Damasco por garantir a segurança dos observadores, após os recentes ataques contra alguns membros da delegação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos