Topo

Retirada do combustível do "Costa Concordia" levará de 2 a 6 semanas

18/01/2012 11h24

Roma, 18 jan (EFE).- Serão necessárias de duas e seis semanas para retirar as 2,3 mil toneladas de combustível do interior do cruzeiro "Costa Concordia", que encalhou e adernou com 4.229 pessoas a bordo na sexta-feira em águas da ilha italiana do Giglio.

Este foi o prazo dado por Max Iguera, da companhia Cambiasso Risso e representante na Itália da empresa holandesa Smit, encarregada dos trabalhos de extração do combustível.

Em entrevista à TV "SkyTg24", Iguera ressaltou que é muito cedo para fazer uma estimativa precisa do tempo, mas que, em uma avaliação "muito aproximada", o trabalho vai "levar de no mínimo de duas e no máximo de seis semanas".

Ele indicou que as operações para extrair o combustível "teriam de começar em poucos dias", quando forem "completadas as "operações preparatórias", já que é preciso organizar todos os materiais e os equipamentos para esvaziar o combustível.

O responsável na Itália da companhia Smit detalhou que vai utilizar um sistema que permite perfurar a chapa da cisterna onde está o combustível sem que este vaze, para somente depois retirar o combustível, sem risco de contaminação.

Iguera manifestou que para a remoção dos restos do cruzeiro, que está inclinado sobre seu lado direito a poucos metros do litoral da ilha do Giglio, serão necessários "alguns meses".

O "Costa Concordia", de propriedade da companhia Costa Cruzeiros, encalhou na sexta-feira em frente ao litoral da Toscana com mais de 4 mil pessoas a bordo. Até o momento, o número de mortos no naufrágio é de 11 e os desaparecidos somam 22.