Pelo menos 10 morrem em dia de protestos e violência na Síria


Cairo, 20 jan (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta sexta-feira na Síria, seis delas na província de Idlib, em um novo dia de manifestações contra o regime e atos de violência no país, apontaram grupos opositores.

Os Comitês de Coordenação Local informaram, em comunicado, que duas pessoas morreram por disparos das forças de segurança na província oriental de Dir Zur. Além disso, foi registrada uma morte na província de Homs (centro) e outra em Deraa (sul).

Nas proximidades de Damasco, uma manifestação começou na mesquita da localidade de Mlaiha a favor da queda do regime de Bashar al Assad e a libertação dos presos durante os protestos.

Nas localidades de Deraa e Homs, as forças de segurança se desdobraram e dispararam para dispersar os manifestantes.

Como em toda sexta-feira, os manifestantes saíram às ruas das cidades depois da oração do meio-dia e aconteceram os atos de violência.

Apenas na quinta-feira, pelo menos 26 pessoas morreram na Síria pela repressão governamental, segundo os Comitês de Coordenação Local, apesar da presença de observadores da Liga Árabe que durante o último mês supervisionaram o cumprimento da iniciativa árabe de solução à crise, que estipula o fim da violência.

Mais de 5 mil pessoas morreram na Síria pela repressão governamental desde que começaram os protestos em março, segundo os últimos números das Nações Unidas, apesar do regime responsabilizar grupos terroristas pela violência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos