Patriota celebra flexibilidade dos EUA para concessão de vistos a brasileiros


Rio de Janeiro, 21 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, comemorou a postura mais flexível adotada pelos Estados Unidos para conceder vistos, especialmente a cidadãos brasileiros e chineses, informa neste sábado o jornal "O Globo".

"Na medida em que facilite o contato das duas sociedades, das duas economias, isso só pode ser considerado uma coisa positiva", afirma o ministro.

Em sua opinião, a flexibilidade das regras que beneficiam os brasileiros ganha importância porque prepara a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite do presidente americano, Barack Obama.

O chefe da diplomacia brasileira não confirmou a data da viagem, mas declarou que será realizada "nos próximos meses".

Segundo Washington, a agilização e simplificação para a concessão de vistos aumentará em 40% o fluxo de turistas do Brasil e da China aos EUA. Uma comissão do governo americano terá 90 dias para apresentar a Obama o projeto piloto com as regras da medida.

Em 2011, foram concedidos quase 1 milhão de vistos americanos para brasileiros, 51% a mais que em 2010, segundo dados da "Agência Brasil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos