Ban Ki-moon pede respeito aos homossexuais durante cúpula na África


  • AP Photo/Hussein Malla

    Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faz apelo incisivo para que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, pare de matar seu próprio povo

    Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faz apelo incisivo para que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, pare de matar seu próprio povo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu neste domingo aos líderes da África que respeitem os direitos dos homossexuais no continente, onde vários países consideram a homossexualidade como um delito.

"Uma forma de discriminação ignorada e inclusive penalizada por muitos países durante muito tempo foi a discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero", disse Ban Ki-moon na 18ª Cúpula de chefes de Estado e Governo da União Africana (UA), que começou neste domingo.

"Isso fez com que alguns Governos tratem as pessoas como cidadãos de segunda classe e inclusive como delinquentes", lembrou o secretário-geral na sede da UA em Adis Abeba.

"Enfrentar essa discriminação é um desafio, mas devemos estar à altura do ideal da Declaração Universal (dos Direitos Humanos)", acrescentou, ao pedir que os líderes prestem mais atenção a este assunto.

Mais de 30 países na África contam com leis que penalizam os homossexuais, castigados com a prisão em muitos casos. Os líderes locais alegam que a homossexualidade é uma prática alheia a suas culturas.

Grande parte desses países integram a Commonwealth (Comunidade de Nações), que em outubro rejeitou em sua cúpula de Perth (Austrália) adotar reformas para abolir as leis homofóbicas em 41 países.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ameaçou então reter as ajudas britânicas de cooperação aos países que ainda proíbem o homossexualismo, a menos que eles reformem sua legislação.

Homossexuais, lésbicas, bissexuais e travestis são considerados delinquentes em muitos países da África, onde também são perseguidos socialmente.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos