Santos descarta trégua bilateral por pressão de sequestros das Farc

Em Miami

Bogotá, 31 jan (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quinta-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se equivocam se consideram que podem pressionar o Governo por meio de sequestros para conseguir uma trégua bilateral no meio dos diálogos de paz que acontecem em Cuba.

"Se as Farc acham que através dos sequestros vão pressionar o Governo para o que eles aspiram, e é uma cessação de fogo, se equivocam", declarou Santos a jornalistas no balneário de Cartagena durante a apresentação do Plano Integral de Segurança para o departamento de Bolívar.

Nas ultimas duas semanas, as Farc sequestraram dois policiais no convulso departamento de Valle del Cauca, que segundo Santos, "estão vivos".

Ontem, o mesmo grupo sequestrou, mas no departamento vizinho de Cauca, dois engenheiros e um topógrafo da companhia petrolífera canadense Gran Tierra, que depois foram libertados pela pressão das tropas.

Santos acrescentou que, com estes atos, as Farc geram uma reação oposta.

"Isto nos estimula a ser cada vez mais contundentes. Que isso fique absolutamente claro", reforçou o governante.

Nas últimas horas, o conflito causou a morte de cinco guerrilheiros das Farc e quatro policiais em confrontos registrados no noroeste e no sudoeste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos